19 de Abril 2024 - Publicado há 38 dias, 10 horas e 13 minutos
Assembleia-Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas decorre em Ponta Delgada
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

A 43.ª Assembleia-Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM) decorre, nos próximos dias 23 e 24 de abril, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Os trabalhos arrancam na tarde de 23 de abril, com a sessão de abertura marcada para as 14h30, que será presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e contará com a presença do presidente da CRPM, Loïg Chesnais-Girard.

A sessão de encerramento, a decorrer pelas 12h50 de 24 de abril, será presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima.

Do programa constam uma série de sessões dedicadas aos assuntos marítimos, à energia, aos transportes, ao ambiente e ao clima, além de uma sessão sobre o futuro das ilhas da União Europeia depois das próximas eleições europeias.

Nesta reunião participam cerca de meia centena de membros de onze regiões insulares de países como Portugal (Açores e Madeira), Espanha (Canárias e Baleares), França (Bretanha, Córsega, Guadalupe e Reunião), Malta (Gozo), Estónia (Saarema) e Suécia (Gotlândia).

Participam ainda representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité das Regiões e do Conselho da União Europeia, nomeadamente em representação da presidência belga do mesmo, bem como representantes de associações ligadas a diferentes realidades das ilhas.

A Comissão das Ilhas é uma das seis comissões geográficas da CRPM, abrangendo 19 autoridades regionais insulares europeias situadas no Mediterrâneo, no Mar Báltico e nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

O principal objetivo da Comissão das Ilhas é incentivar as instituições europeias e os Estados-Membros a prestarem uma atenção especial às ilhas, a reconhecerem as desvantagens e vulnerabilidades permanentes resultantes da sua insularidade e a aplicarem as políticas mais adequadas às suas características específicas. 

A Comissão das Ilhas reúne-se em Assembleia Geral uma vez por ano.

© Governo dos Açores

Partilhar