17 de Abril 2024 - Publicado há 12 dias, 18 horas e 23 minutos
Residentes estão no centro da estratégia de turismo sustentável dos Açores, sublinha Berta Cabral
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, proferiu na terça-feira, na Universidade dos Açores, uma palestra intitulada “Açores e Turismo Sustentável: da gestão do sucesso aos desafios do futuro”, iniciativa organizada pela Faculdade de Economia e Gestão.

“O turismo só será bom enquanto for bom para quem nos visita, mas principalmente para quem cá vive”, declarou na ocasião a governante, destacando que “os residentes têm de ser envolvidos no processo de desenvolvimento turístico da Região” e que “estarão sempre no centro da estratégia” para o destino.

A responsável pela tutela do turismo assinalou a grande evolução de todo o setor nos últimos anos, apontando a liberalização do espaço aéreo, em 2015, como o momento-chave na mudança de paradigma, e o surgimento da Tarifa Açores, em 2021, como um marco para o estímulo ao turismo interno.

A governante realçou, ainda, “a forma notável como o turismo nos Açores recuperou após a pandemia”, sendo mesmo a região do País que mais rapidamente se reergueu desse período difícil, que deixou em grandes dificuldades muitas empresas do setor em todo o mundo.

A conetividade aérea da Região foi igualmente assinalada por Berta Cabral, que explicou a lógica do desenvolvimento de rotas internacionais e demonstrou “a capacidade que o mercado teve para aproveitar as oportunidades geradas no último inverno IATA”, e que resultou num incremento de passageiros desembarcados no período de novembro a março.

Sem deixar de abordar os benefícios, os impactos, as ameaças e os desafios do turismo na Região e da conjuntura internacional, a Secretária Regional explanou e exemplificou a atuação das entidades regionais nos três pilares da sustentabilidade, reiterando o compromisso de ter “turismo todo o ano em todas as ilhas”.

Berta Cabral finalizou destacando os princípios estratégicos do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), recordando que no processo de planeamento e desenvolvimento do destino se seguirá a “elaboração de um plano de ordenamento turístico de nova geração, capaz de responder aos desafios do presente e do futuro”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar