17 de Abril 2024 - Publicado há 40 dias, 11 horas e 12 minutos
Presidência do Governo associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

A Presidência do Governo dos Açores associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, abrindo ao público as portas dos palácios de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, esta quinta-feira, 18 de abril.

O Palácio de Sant’Ana receberá quatro visitas guiadas, entre as 17h30 e as 19h45, com uma duração de cerca de 60 minutos, para grupos de 25 pessoas, com o propósito de dar conhecer o edifício, construído em meados do séc. XIX para residência da família Jácome Correia, que desde 1980 alberga a Presidência do Governo dos Açores.

O jardim do palácio, notável exemplar paisagístico e botânico, estará também aberto das 10h00 às 20h00, com entrada livre.

O Palácio dos Capitães-Generais, por seu turno, estará aberto das 10h00 às 17h00, de forma livre, possibilitando aos visitantes apreciar os espaços deste vetusto edifício que já foi Colégio dos Jesuítas, residência do Capitão-General dos Açores, Governo Civil e serve hoje como sede da Presidência do Governo dos Açores na ilha Terceira.

Todas estas atividades são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

Para mais informações, contatar a Presidência do Governo dos Açores pelo telefone 296 301 000 ou pelo e-mail [email protected].

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar