16 de Abril 2024 - Publicado há 13 dias, 10 horas e 50 minutos
Vice-Presidência do Governo abre concursos para Bolsas de Investigação de Doutoramento
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), lança hoje dois concursos para a atribuição de bolsas de investigação de doutoramento.

A partir de hoje, “inicia-se o período de candidaturas para os dois concursos de bolsas de doutoramento em duas tipologias – cinco bolsas de doutoramento em ambiente académico e cinco bolsas em ambiente não académico”, anuncia o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima.

As bolsas de doutoramento em ambiente não académico, uma novidade implementada no ano passado, visam a investigação aplicada cujos planos de trabalho decorram, total ou parcialmente, em entidades como Empresas, Laboratórios Colaborativos, Centros de Tecnologia e Inovação, Centros de Interface Tecnológico, ou Entidades do Terceiro Setor e Hospitais.

“Os projetos devem aportar investigação aplicada de relevante interesse para o desenvolvimento da economia regional”, afirmou.

Desta forma, e para efeitos de financiamento, “os projetos devem estar obrigatoriamente enquadrados com as prioridades estratégicas definidas nas áreas temáticas prioritárias da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores 2022-2027 (RIS3 Açores)”, salientou ainda o governante.

O concurso de doutoramento em ambiente académico visa financiar uma bolsa em cada uma das áreas científicas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades, Ciências Exatas, Ciências Médicas e da Saúde.

Já o concurso em ambiente não académico é aberto para todas as áreas científicas.

“A diversificação de doutorados em ambiente não académico permitirá dinamizar a inovação e a economia no tecido empresarial regional, mas, também, em diversos setores de distintas áreas estratégicas com impacto social”, enaltece Artur Lima.

O Vice-Presidente do Governo anunciou ainda o aumento significativo do valor do subsídio mensal de bolsas, “para as bolsas de doutoramento o valor passa de €1.160 para €1.275, um incremento importante e devido, agora concretizado pelo XIV Governo Regional”.

A nova tabela de valores de bolsas do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia entrará em vigor para todos os bolseiros em junho do corrente ano.

Informa-se que o prazo para submissão das candidaturas decorre até, às 17h00 (UTC-1h, hora dos Açores), do 31 de maio de 2024.

Os interessados devem consultar toda a informação dos presentes concursos em https://frct.azores.gov.pt/concursos/#abertos e na plataforma de submissão em https://idia.azores.gov.pt/

© Governo dos Açores | Fotos: FRCT

Partilhar