16 de Abril 2024 - Publicado há 13 dias, 11 horas e 46 minutos
Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática entrega equipamentos aos bombeiros e às equipas do serviço SIV
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, entregou novos equipamentos de desencarceramento destinados a todos os corpos de bombeiros dos Açores e equipamentos de proteção individual para todas as equipas que constituem o Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV).

Alonso Miguel, que tutela a pasta da Proteção Civil, sublinha que “o Governo Regional reconhece a importância dos bombeiros”, destacando que “o contínuo trabalho, investimento e apoio a este setor são reflexo do compromisso inabalável com a valorização, segurança e bem-estar” da classe.

Para além da entrega de calçado especializado a todos os tripulantes das viaturas SIV, conferindo a estes mais proteção e conforto no desempenho das suas missões, foram ainda entregues 17 conjuntos de desencarceramento, cada um constituído por uma chave de impacto a bateria e respetivos acessórios, uma caixa de bites, uma serra de sabre compacta a bateria e respetivos acessórios e um alicate corta cabos de 600mm.

Estas novas ferramentas de salvamento e desencarceramento vêm reforçar o equipamento já existente e permitirão pôr em prática as mais recentes técnicas e metodologias na área, possibilitando aos bombeiros atuar e socorrer de forma mais rápida, nomeadamente em acidentes rodoviários com vítimas encarceradas.

Na ocasião, o Secretário Regional relembrou ainda que a Região receberá o Campeonato Mundial da Trauma e Desencarceramento, a ter lugar entre 5 e 9 de novembro, na ilha Terceira.

“Este será um evento que nos vai colocar no centro do universo do trauma e do desencarceramento e será, uma vez mais, um momento de reafirmação da nossa competência, capacidade e demonstração de que estamos na vanguarda desta vertente do socorro”, realçou Alonso Miguel.

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática falava no Centro de Formação da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na abertura de mais um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), onde realçou a importância de se continuar “a apostar na formação e na qualificação dos operacionais na área do pré-hospitalar”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar