15 de Abril 2024 - Publicado há 14 dias, 2 horas e 25 minutos
Maria João Carreiro reuniu-se com a AICOPA
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, reuniu-se com a AICOPA – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores, uma ocasião que serviu para fazer um ponto de situação sobre os procedimentos a lançar para reabilitação e construção de novas habitações na Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Participaram na reunião, que decorreu em Ponta Delgada, a Presidente e o Secretário da Direção da AICOPA, Alexandra Bragança e José António Pacheco, respetivamente, bem como o Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão, tendo a Secretária Regional afirmado a sua disponibilidade para consolidar uma “cooperação cada vez mais efetiva” para que o investimento do PRR na habitação possa continuar a chegar às famílias açorianas.

“A Região está a entrar numa fase determinante na execução do PRR para a habitação”, afirmou a governante à saída do encontro, indicando que a breve trecho serão consignadas mais 33 habitações e lançadas a concurso a construção de 122 habitações, razão pela qual “é importante que a AICOPA sensibilize os seus associados para a participação nesses e em outros concursos”.

Entre os assuntos abordados ficou ainda o compromisso de articular novas formas de cooperação no apoio técnico aos pequenos empreiteiros aquando dos procedimentos de candidatura.

A Região já executou 28,72% do investimento do PRR, uma execução acima da registada a nível nacional, que se encontra nos 13,78%, conforme dados publicados no Portal da Transparência.

Entre 2021 e 2023 foram investidos 43,4 milhões de euros em apoios à habitação, que beneficiaram mais de 9.400 famílias açorianas, através de medidas para a aquisição e construção de habitação; realojamento através da aquisição/construção e subarrendamento; incentivo ao arrendamento; regeneração e renovação urbana ou ainda recuperação do parque habitacional da Região.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar