16 de Abril 2024 - Publicado há 13 dias, 9 horas e 57 minutos
Programa “Novos Idosos” com mais 40 cuidadores domiciliários
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, entregou na segunda-feira os diplomas de formação aos novos cuidadores domiciliários no âmbito do programa “Novos Idosos”, que teve a Casa do Povo de Santa Bárbara, da ilha Terceira, como entidade formadora.

A cerimónia, que decorreu no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, na cidade micaelense, formalizou a capacitação de 40 novos cuidadores para Ponta Delgada, a juntar aos 39 da formação que decorreu na Praia da Vitória dentro da primeira fase do programa.

A segunda fase, iniciada em abril de 2023, novamente com 50 vagas por concelho, contemplou a Horta, Lagoa e Vila Franca do Campo.

Neste momento são já 210 os cuidadores domiciliários integrados e 19 os técnicos superiores especializados contratados, pelas IPSS e Misericórdias, a dar apoio domiciliários a 219 idosos, como resultado do investimento de 2,1 milhões de euros.

Mónica Seidi considerou que este é um projeto “inovador”, que “terá continuidade apesar da mudança da pasta em termos políticos” com a entrada do novo Governo dos Açores.

“Reconhecemos que é uma mais-valia para os nossos idosos e para a nossa sociedade, sendo certo que necessitará, ao longo do tempo, de algumas adaptações”, vincou a governante.

Recorde-se que a proposta de Plano e Orçamento para 2024, chumbada no final do ano passado, incorporava o alargamento deste projeto-piloto a todas as ilhas dos Açores – a ideia continua presente na proposta do novo Governo Regional que irá a discussão parlamentar em maio.

“Quero aproveitar ainda este momento para agradecer o trabalho da equipa regional, essencial para o sucesso deste projeto, da entidade formadora, e do Lar Luís Soares de Sousa, na pessoa de Noé Rodrigues, porque desde o primeiro momento teve a coragem de estar ao lado da tutela neste programa inovador”, prosseguiu Mónica Seidi.

“Mas o maior agradecimento maior vai para os novos cuidadores porque terão sempre um sorriso para aqueles de quem cuidam, e porque têm uma missão verdadeiramente nobre” concluiu.

Este projeto-piloto é financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© Governo dos Açores

Partilhar