15 de Abril 2024 - Publicado há 14 dias, 4 horas e 58 minutos
Vice-Presidência do Governo promove conferência internacional “Portugal é os Açores – EUA e Açores na Guerra Fria (1945-1965)”
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove na próxima segunda-feira, dia 22 de abril, às 18h00, na Sociedade Recreio Lajense, na Vila das Lajes, uma conferência internacional subordinada à temática “Portugal é os Açores – EUA e Açores na Guerra Fria (1945-1965)”.

O orador principal desta conferência será Tácito Rolim, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que abordará o tema da posição geoestratégica dos Açores e a relevância da Base das Lajes durante o período da Guerra Fria.

Coordenador do Grupo de Estudos História & Guerra Fria na UECE e vice-coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Tácito Rolim concluiu recentemente a sua investigação de pós-doutoramento na Universidade do Porto (2023/24). É autor do livro "O mundo na Era Atômica: o Brasil e a Guerra (1945-60)”.

Este evento decorre no âmbito do projeto de criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes, que está a ser desenvolvido pela Vice-Presidência do Governo, em colaboração com o Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Com vista a definir os conteúdos científicos do futuro Centro Interpretativo, pretende-se também, com esta iniciativa, envolver a comunidade e instituições locais. Nos próximos meses, serão realizados outros eventos desta natureza para prosseguir o trabalho de consolidação das áreas temáticas deste Centro. 

A abertura da conferência ficará a cargo do Vice-Presidente do Governo, Artur Lima.

A entrada é aberta ao público. 

A 13 de novembro de 2023, foi celebrado um protocolo de cooperação com Instituto Histórico da Ilha Terceira para concretizar um plano de estudos e trabalhos para a criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes, que está a ser coordenado por Armando Mendes, jornalista e doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar