1 de Abril 2024 - Publicado há 113 dias, 4 horas e 55 minutos
António Ventura diz que Curso de Preparadores e Manejadores de Animais é “sinal do futuro do setor agropecuário”
location Ribeira Grande

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, disse, na Ribeira Grande, que o Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para Concursos de bovinos Holstein-Frisia é um “sinal do futuro do setor agropecuário em São Miguel e nos Açores”.

“A Associação Agrícola de São Miguel é uma escola de formação e de motivação, que tem contribuído para a existência de jovens na agricultura, através dos seus serviços permanentes de aconselhamento técnico agrícola”, frisou.

Do mesmo modo, António Ventura reconheceu que a direção da Associação Agrícola de São Miguel “desempenha ainda um trabalho diário de aconselhamento e diálogo com os agricultores, que em muito tem contribuído para a resiliência do setor”.

O governante participou na 16.ª edição do Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para Concursos, que decorreu no Parque de Exposições de São Miguel, no Campo de Santana, uma iniciativa da Cooperativa União Agrícola, CRL e da Associação Agrícola de São Miguel que contou com cerca de 60 participantes, com idades compreendidas entre os 5 e os 41 anos.

De acordo com António Ventura, esta ação visa “incentivar e promover a atividade agropecuária nos mais jovens” assim como “melhorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, de forma a demonstrar o investimento e progresso obtido na produção”.

“Este curso permite aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais, assim como fornece uma base introdutória para a genética e bem-estar animal”, acrescentou.

E concluiu: “É, sem dúvida, uma forma dinâmica de criar o gosto por esta atividade nos mais novos, para que possam dar continuidade a este setor, garantindo assim o futuro da nossa agricultura e da agropecuária”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAA

Partilhar