20 de Março 2024 - Publicado há 38 dias, 5 horas e 31 minutos
Artur Lima marca presença no Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, participa, na quinta-feira e na sexta-feira, no Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), que se realiza em Patras, na Grécia.

A CRPM, que reúne cerca de 160 regiões de 24 Estados da União Europeia (UE), empenha-se em prol de um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu, funcionando como um grupo de reflexão e como um ‘lobby’ para as regiões.

Através da sua vasta rede de contactos nas instituições da UE e dos governos nacionais, a CRPM tem desde a sua criação em 1973, orientado a sua ação para assegurar que as necessidades e os interesses das regiões membros sejam tidos em conta nas políticas com elevado impacto territorial.

O Bureau Político é o principal órgão de decisão da CRPM reunindo-se duas vezes por ano com o intuito de propor orientações políticas à Assembleia Geral e executar as decisões. Os seus membros são representantes designados pelas regiões membro escolhidos entre elementos dos governos regionais democraticamente eleitos.

Os trabalhos têm início na quinta-feira, 21 de março, com um seminário aberto a todos os membros da CRPM, subordinado ao tema “Addressing climate vulnerability in coastal areas by boosting innovative solutions on adaptation and increasing resilience in CPMR regions”. Nesse dia, decorre ainda uma sessão sobre os desafios da vulnerabilidade climática.

No dia 22, decorrerão várias sessões temáticas, nomeadamente uma dedicada ao Futuro da Política de Coesão pós-2027, cuja introdução ficará a cargo de Loig Chesnais-Girard, Presidente da CRPM, e outra relativa aos transportes e acessibilidades, cuja abertura será da responsabilidade de Stavros Arnaoutakis, Vice-Presidente da CRPM para os Transportes. Haverá ainda momentos de debate sobre clima, assuntos marítimos e pescas, emigração e uma discussão preliminar sobre as eleições europeias de 2024.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar