13 de Março 2024 - Publicado há 46 dias, 3 horas e 58 minutos
Governo dos Açores quer acompanhar cada vez mais de perto processo dos cabos submarinos de fibra ótica
location Ponta Delgada

Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital

Foi hoje assinado o contrato de fornecimento do novo sistema de cabos submarinos de fibra ótica que ligará o continente aos Açores e à Madeira em anel, que se designará por Atlantic CAM.

O contrato, de valor superior a 154 milhões de euros, foi assinado pela Infraestruturas de Portugal (IP) e pela empresa selecionada para a implementação desta infraestrutura, a Alcatel Submarine Cables (ASN). Este novo sistema irá substituir o atual Anel CAM que se encontra em fim de vida útil.

O Diretor Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD), Pedro Batista, presente na sessão, sublinhou que este é “um dia feliz para os Açores e para Portugal, mas que infelizmente chega com quatro anos de atraso”.

“Esperamos agora ter a possibilidade de acompanhar mais de perto este projeto e que o mesmo não conheça mais atrasos”, frisa o responsável.

Neste processo, sublinha ainda Pedro Batista, “subsistem questões importantes” para as quais a Região ainda não obteve resposta.

Em causa está, por exemplo, saber quem e como se garante o funcionamento da atual solução, até que o novo sistema esteja concluído e em exploração e saber quando é que a República vai endereçar o tema da substituição da ligação de cabos submarinos interilhas, entretanto também já em final de vida útil e responsável pela conectividade digital das ilhas da Região entre si e de sete destas ao resto do mundo.

O Diretor Regional quer também saber “de que forma a redução de 50% dos preços prevista será transferida para as pessoas e empresas dos Açores e como se garantirá à Região o acesso aos novos dados científicos com origem na componente SMART”.

Os cabos agora utilizados no novo Atlantic CAM são de uma nova geração e contam ainda com uma nova tecnologia (Science Monitoring And Reliable Telecommunications), sendo que a redução de preços da exploração desta infraestrutura é superior a 50% face aos que são atualmente praticados.

Pretende-se que o Atlantic CAM possa potenciar Portugal como plataforma atlântica de amarração de cabos submarinos, que se constitua como principal e central interligação entre o Atlântico e a Europa, principal porta de entrada de cabos submarinos com origem no continente Americano e importante alavanca para a Rede Europeia de ‘Datacenters’ e de Comunicações.

© Governo dos Açores | Fotos: Frederik Lipfert

Partilhar