22 de Fevereiro 2024 - Publicado há 65 dias e 15 minutos
Secretaria Regional da Agricultura promove cursos de tratadores de gado em transporte marítimo 
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional da Agricultura, tem vindo a promover cursos de tratadores de gado em transporte marítimo, com o objetivo de capacitar os formandos de conhecimento técnico e normativos relativos ao Bem-Estar Animal durante o transporte de ruminantes e equinos em viagens marítimas de longa duração.

A formação destina-se a tratadores que procedem ao acompanhamento de animais no decorrer do transporte marítimo de longa duração, designadamente, viagens com mais de oito horas, tendo já decorrido nas ilhas de São Miguel, com seis participantes, na Terceira com dez e no Pico igualmente com seis formandos. 

Atualmente, estão a decorrer as inscrições para o curso em Santa Maria, que se realiza de 26 de fevereiro a 02 de março, sendo que este já conta até à data com 16 inscritos.

Segundo o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, “esta é uma formação profissional pioneira no país, que evidencia a importância que este Governo Regional dos Açores atribui ao Bem-Estar Animal”. 

“O transporte marítimo é de elevada importância para a Região Autónoma dos Açores, uma vez que é a única forma economicamente viável de movimentar animais entre ilhas e para fora do arquipélago, nomeadamente para a Madeira e Portugal continental”, frisa o Secretário Regional.

“Anualmente, exportamos cerca de 9.000 animais vivos, sendo, por isso, o transporte marítimo destes animais muito importante para a economia regional”, acrescenta António Ventura. 

O curso de tratadores de gado em transporte marítimo é organizado em colaboração com os Serviços de Desenvolvimento Agrário das diversas ilhas e visa aumentar a capacitação e a literacia destes operadores nesta área de intervenção.

A formação é presencial e tem a duração de 22 horas, decorrendo em modo presencial, em horário laboral, das 9h30 às 16h30. As inscrições podem ser efetuadas por email para [email protected], ou pelo telefone 295 404 200.

© Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Partilhar