20 de Fevereiro 2024 - Publicado há 120 dias, 23 horas e 16 minutos
Abertas candidaturas ao programa de apoio ao empreendedorismo, criatividade e talento jovem
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

Estão abertas as candidaturas ao AECT – Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.

As candidaturas devem ser formalizadas através do portal juventude.azores.gov.pt até ao dia 29 de fevereiro, para iniciativas START e REART, e até 31 de março, para projetos IMPACT.

Para as medidas START e IMPACT são elegíveis ao apoio, após avaliação e validação, os projetos e iniciativas a desenvolver durante o segundo semestre de 2024, sendo que para a medida REART são elegíveis candidaturas de projetos a desenvolver entre 1 de abril e 30 novembro.

A medida START apoia a concretização de pequenas iniciativas nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil, que contribuam para o impulso inicial à criação e inovação jovem.

A medida IMPACT visa impulsionar o desenvolvimento de iniciativas de alto potencial nas áreas criativas e de empreendedorismo jovem, que resultem em projetos com impacto na comunidade jovem e/ou com expectativa de sustentabilidade e perpetuidade.

Através da medida REART são apoiadas as Residências Artísticas de Curta Duração.

A duração máxima dos projetos varia dos 6 e os 12 meses e o financiamento é de 1.500 e 5.000 euros, para os projetos START e IMPACT, respetivamente.

As Residências Artísticas de Curta Duração (REART) podem ser desenvolvidas entre três e cinco dias, com um apoio de 100 euros por dia, por participante.

Podem promover projetos AECT jovens entre os 16 e os 30 anos, naturais ou residentes na Região Autónoma dos Açores; Grupos informais de jovens; Entidades sem fins lucrativos; Artesãos com estatuto reconhecido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (no caso da medida REART) e Casas dos Açores com projetos de divulgação da identidade açoriana.

O AECT integra ainda a medida FORMART para apoiar a formação em artes criativas, sendo que as candidaturas decorrem em período aberto também no Portal da Juventude dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJQPE

Partilhar