Açordescendente em Connecticut vence concurso de fotografia promovido pela Presidência do Governo
Presidência do Governo Regional
A açordescendente Daniele Judith Muniz venceu o concurso de fotografia “A Ilha e o Mundo”, promovido pela Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a SATA Azores Airlines.
O júri deliberou distinguir a foto da autoria de Daniela Judith Muniz, natural do Brasil, descendente de açorianos oriundos da ilha do Faial e residente em Connecticut, nos Estados Unidos da América.
Segundo o júri, a foto vencedora “simboliza a força e a coragem” das gentes que, “ao longo dos anos, saindo totalmente das suas zonas de conforto, ousaram ir em busca de uma vida melhor, num país até então desconhecido”.
“A autora apresentou o corpo de trabalho mais coerente, relacionando alguns aspetos da nossa cultura/tradições com o país de destino, de que são exemplos o trabalhar a terra e o cuidar dos animais, a construção de muros de pedra seca e, em geral, o gosto e o respeito pela natureza”, concluiu.
O júri do concurso foi composto por Gabriela Pontes, presidente da Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores, e pelos fotógrafos profissionais Luís Godinho, da ilha Terceira, e Pepe Brix, de Santa Maria.
A vencedora será premiada com uma passagem aérea para duas pessoas, com origem em qualquer um dos aeroportos exteriores à Região operados pela SATA, e com destino a um dos aeroportos açorianos à sua escolha.
O concurso de fotografia “A Ilha e o Mundo” registou 14 candidaturas, com um total de 67 fotografias, submetidas por participantes oriundos do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão e Minhas Gerais), do Canadá (Alberta e Bristish Columbia) e dos Estados Unidos da América (Califórnia, Connecticut e Iowa).
Com a realização desta iniciativa, que teve como destinatários os açorianos e seus descendentes residentes fora dos Açores e registados na plataforma Açorianos no Mundo, o Governo dos Açores pretendeu dar a conhecer os países e cidades do mundo estes se encontram radicados.