18 de Dezembro 2023 - Publicado há 133 dias e 20 minutos
Presidente do Governo valoriza contínuo crescimento da economia açoriana desde julho de 2021
location Vila do Porto

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, congratula-se pela opção do XIII Governo dos Açores em “pôr menos no orçamento público e mais nos que produzem a economia, apostando assim na promoção do desenvolvimento económico”.

A economia dos Açores continua em crescimento interrupto desde julho de 2021, algo que é consequência, sublinha José Manuel Bolieiro, da “opção pela diminuição dos impostos, ficando, assim, mais dinheiro na economia privada, nas empresas e no rendimento disponível dos açorianos”.

Em outubro, o Indicador de Atividade Económica – IAE-Açores, registou um aumento de 2% na comparação homóloga.

O IAE-Açores é um indicador construído para acompanhar a evolução do estado geral da economia regional no curto prazo, a partir de séries de referência escolhidas que refletem a atividade económica regional.

As séries utilizadas na construção deste Indicador são: “Leite entregue nas fábricas”, “Gado Abatido”, "Pesca Descarregada”, “Produção de Energia”, “Produção de Produtos Lácteos”, “Consumo de Energia na Indústria”, “Venda de Cimento”, “Empregados na Construção Civil”, “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, “Dormidas na HT, TER e AL”, “Empréstimos Bancários”, “Operações TPA” e “Operações nos Caixas Automáticos”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar