15 de Dezembro 2023 - Publicado há 224 dias, 13 horas
Crescimento de indicador de dormidas nos Açores representa “justo reconhecimento” do trabalho do Governo no campo do turismo
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinha que o crescimento do número de dormidas nos Açores é um importante indicador daquela deve ser entendido como “um justo reconhecimento das medidas adotadas por este Governo, garantindo a notoriedade e a sustentabilidade do destino”.

“Somos cada vez mais uma referência no turismo de qualidade”, defendeu o governante, lembrando que os Açores foram a primeira região arquipelágica do mundo com a certificação de “Destino Turístico Sustentável”, e acabaram de garantir o Nível IV de Prata, trilhando agora o caminho rumo ao Ouro.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), nos Açores, no mês de outubro, no conjunto da hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural registaram-se 322,3 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 5%.

O mercado nacional garantiu 122,5 mil dormidas (38% do total), correspondendo a um decréscimo de 3,4%, face ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as dormidas dos mercados externos foram 199,8 mil (62,0% do total), registando-se um aumento, em termos homólogos, de 10,9.

Relativamente ao número de hóspedes, este foi de 101 mil, apresentando uma taxa de variação homóloga positiva de 5,4%.

Considerando o conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, a hotelaria concentrou 60,8% da totalidade de dormidas (196,0 mil de dormidas), seguindo-se o alojamento local com 35,7% (115,1 mil dormidas) e o turismo no espaço rural com 3,5% (11,2 mil dormidas).

Analisando os mercados externos, a Alemanha destaca-se como principal mercado emissor com 46,1 mil dormidas (23,1% do subtotal de dormidas de residentes no estrangeiro) e um crescimento homólogo de 9,6%, seguindo-se os Estados Unidos da América, com 33,7 mil dormidas (16,9% do subtotal) e um crescimento de 37,1%, e a Espanha, com 21,4 mil dormidas (10,7% do subtotal) e um crescimento igualmente significativo de 48,4%.

Os proveitos totais, no mês de outubro, registaram uma variação positiva de 20,8% e os proveitos de aposento uma variação, igualmente positiva, de 22,4% relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

No período acumulado de janeiro a outubro, o total de dormidas foi superior a 3,4 milhões, representando um acréscimo face ao período homólogo de 15,9%.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar