14 de Dezembro 2023 - Publicado há 136 dias, 15 horas e 12 minutos
Escola de Negócios representa aposta na “confiança” dos jovens e adultos açorianos, realça José Manuel Bolieiro
location Nordeste

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhou hoje, no Nordeste, uma aula da Escola de Negócios, medida do Executivo de apoio ao empreendedorismo, à criação do próprio emprego e ao desenvolvimento do tecido empresarial local através da criação de micro e pequenas empresas.

“Estamos num projeto piloto que pode projetar o Nordeste, numa ideia de replicação por todos os Açores”, sublinhou o governante, que esteve acompanhado pela Secretária Regional com a tutela da Qualificação Profissional, Maria João Carreiro.

E prosseguiu: “Vi com enorme felicidade e satisfação a participação calorosa e motivada dos formandos”.

Para o Presidente do Governo, “resgatar jovens e adultos” que pudessem estar desmotivados por uma situação de desemprego ou precariedade é uma das prioridades deste programa, uma “razão de confiança” para o futuro laboral dos açorianos.

A Escola de Negócios é dividida em três fases: uma primeira sobre a ideia, uma segunda sobre o projeto, e uma final de abertura de negócio, em que é atribuído um apoio financeiro às micro e pequenas empresas que, tendo sido implementadas na sequência das fases anteriores, tenham iniciado a sua atividade e gerado a criação do próprio emprego do participante.

Este apoio corresponde a 18 vezes a Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região e é cumulável com outros apoios ao investimento, como as medidas “Jovem Investidor” e “Pequenos Negócios”, integradas no novo sistema de incentivos Construir 2030.

A formação é assegurada por uma entidade formadora certificada - no caso do projeto-piloto que está a ser implementado no Nordeste, hoje visitado por José Manuel Bolieiro, é a Cresaçor a entidade em causa.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar