11 de Dezembro 2023 - Publicado há 130 dias, 15 horas e 1 minutos
Cibersegurança esteve em debate na ilha Terceira
location Angra do Heroísmo

Presidência do Governo Regional

Realizou-se recentemente, no âmbito das iniciativas Azores CyberTalks, a segunda edição do evento C-Days Azores, evento é dedicado à cibersegurança, realizado em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Este ano, a C-Days Azores, sob o tema “Mais Confiança” realizou-se na ilha Terceira, depois do sucesso da sua primeira edição que ocorreu em outubro de 2022 na cidade de Ponta Delgada.

Com cerca de 100 participantes, pertencentes a diversas empresas e instituições regionais e nacionais, foram apresentadas e discutidas várias temáticas distribuídas por diferentes painéis e um total de 15 oradores, com origem em diferentes quadrantes da sociedade, empresas e instituições do nosso país.

Esta é uma importante iniciativa que estimula a consolidação de massa critica, os contatos e a troca de experiências entre pares, importantes no âmbito do desenvolvimento de competências em matéria de cibersegurança.

Segundo o Diretor Regional das Comunicações e da Transição Digital, Pedro Batista, “os açorianos têm razões para se sentir mais confiantes” neste campo.

E justificou: “o Governo dos Açores continua a investir na cibersegurança de uma forma transversal nos seus diferentes vetores, desde a capacitação técnica de recursos, cada vez mais escassos nesta área, a sensibilização da população para a necessidade de comportamentos mais ajustados e seguros em relação à utilização do ciberespaço e na implementação de infraestruturas de segurança informática”.

A cibersegurança, sustenta Pedro Batista, “é muito mais comportamental do que tecnológica”.

“Duvido que nestes quase três anos se pudesse ter feito mais e melhor, uma vez que alcançámos tudo aquilo a que nos propusemos e tudo o que nunca tinha sido feito na Região. Do que não duvido, é de que neste momento a Administração Pública Regional se encontra num patamar muito elevado quando comparada com a realidade nacional”, concretizou o Diretor Regional.

© Governo dos Açores | Fotos: DRCTD

Partilhar