7 de Dezembro 2023 - Publicado há 84 dias e 58 minutos
Governo dos Açores investiu 17 milhões na melhoria de carreiras dos profissionais da saúde
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, participou, esta quinta-feira, no lançamento da segunda edição do livro "Sistema de Saúde dos Açores - Legislação Regional", na Capela do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.

Esta obra, que corresponde a uma coletânea de legislação sistematizada, tem por objetivo possibilitar um maior conhecimento por parte dos agentes dos setores públicos, privado, social e dos utentes das normas que enquadram e desenvolvem o Sistema de Saúde dos Açores.

“Esta obra reveste-se de particular importância porque ao fazer a distinção, ao apontar as especificidades do Serviço Regional de Saúde, consta também os normativos nacionais da área da saúde que se aplicam diretamente à Região Autónoma dos Açores, integrando também o nosso sistema de saúde”, declarou a Secretária Regional.

Mónica Seidi aproveitou a ocasião para ressalvar que “a Região tem especificidades que advém da sua realidade arquipelágica e que, diariamente, há desafios que são superados pelos profissionais de saúde, de forma a dar a melhor resposta aos utentes”.

“Sabemos que há um longo caminho a percorrer, sabemos que temos ainda obstáculos a ultrapassar, mas também há que reconhecer que este Governo regional tem valorizado este setor, e os seus profissionais de saúde” acrescentou.

Prova disso é o investimento que já foi feito a nível das valorizações das carreiras, uma vez que, na presente legislatura já foram pagos, até 30 de novembro de 2023, cerca de 17 milhões de euros a estes profissionais: enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos, carreiras gerais e ainda o trabalho suplementar dos médicos.

“Continuamos a ter um diálogo aberto com os sindicatos. Há ainda situações pendentes que estão a ser analisadas e resolvidas, mas não temos a menor dúvida que é este investimento nas pessoas que faz com que na Região Autónoma dos Açores não se assista ao cenário que se passa atualmente no Serviço Nacional de Saúde”, no continente português, lembrou.

Mónica Seidi agradeceu ainda e parabenizou o empenho do coordenador da obra, Pedro Lima, bem como o de todos os colaboradores que participaram na sua elaboração, não só pelo trabalho desenvolvido mas também “por dar azo a estes momentos de reencontro e de reunião entre gerações”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar