7 de Dezembro 2023 - Publicado há 84 dias, 2 horas e 48 minutos
José Manuel Bolieiro garante que vai avançar novo túnel de acesso à Ribeira Quente, em São Miguel
location Ribeira Quente

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje o semi-túnel de ligação à Ribeira Quente, na Povoação, deixando o compromisso de se avançar com um novo túnel de acesso à freguesia micaelense.

À “expressão de alegria pelo realizado” e hoje inaugurado, e “que satisfaz uma ambição de um povo”, José Manuel Bolieiro deixou a certeza de, no primeiro semestre de 2024, avançar o concurso e encontrar-se uma “solução pensada para populações e instituições” de se criar um túnel até à entrada da freguesia.

“É esse o compromisso e visão prospetiva que aqui lanço em nome do Governo”, vincou, estimando em até 20 milhões de euros o montante previsto para o novo túnel.

No que refere ao semi-túnel hoje inaugurado, orçado em cerca de seis milhões de euros, este é uma “verdadeira obra de arte da engenharia” – uma empreitada “complexa” e que permite garantir maior segurança ao mesmo tempo que se mantém visível a “beleza distintiva” da natureza do local.

“Estamos a procurar compatibilizar a fruição da natureza com o cuidar preventivamente dos riscos para a segurança humana na passagem por ela”, assinalou o Presidente do Governo.

E precisou: “é uma obra de arte de engenharia e valorização do território geradora de confiança”, nomeadamente para a população da Ribeira Quente.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar