Apresentação de campanha regional contra a violência doméstica em destaque no IX Encontro Regional de Redes e Polos Locais
Vice-Presidência do Governo Regional
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promove, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, no Hotel VIP, em Ponta Delgada, o IX Encontro Regional de Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.
No dia 7 de dezembro, pelas 11h30, será lançada uma campanha regional de prevenção e combate à violência regional com a apresentação do primeiro cartaz. A campanha é da autoria da empresa DeBruma, cujos criativos, João Barcelos e Roger Oliveira, irão estar presentes para a sua apresentação pública. O cartaz que se tornará público nesta sessão é o primeiro de vários, integrados na campanha gizada para ter continuidade em 2024 e que inclui também um vídeo que pretende alertar, sensibilizar e combater este flagelo social.
O evento contará com um painel de oradores de renome nas respetivas áreas, como a Procuradora do Ministério Público, Conceição Lopes, a Procuradora Geral Adjunta Jubilada, Joana Marques Vidal, a Presidente da Comissão para a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, a Presidente da Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, Maria José Raposo e a Professora Ana Sani, da Universidade Fernando Pessoa.
O evento conta ainda com a participação dos Diretores Regionais da Saúde, Pedro Paes, e da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, bem como com técnicos especializados nesta temática do ISSA – Carolina Almeida, Rui Cabral, Teresa Santos e Marta Gonçalves - e Mónica Domingues do Comissariado dos Açores para a Infância.
O Encontro Regional é dirigido unicamente a técnicos das Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, mas a apresentação da Campanha 2023-2024 é aberta ao público, assim como o evento “Recuso Ser Vítima” que se realizará no dia 7 de dezembro, com início pelas 15h00, no Laboratório de Engenharia Civil.
“Recuso Ser Vítima” é uma sessão que, através de recursos artísticos (teatro, música e artes circenses) aborda a violência doméstica e no namoro, de uma forma pró-ativa e positiva, na primeira pessoa, através do testemunho de Sílvia Abreu, da Associação Tocar n’Alma.
O IX Encontro Regional de Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica pretende, assim, terminar de forma impactante e inspiradora, através do lançamento da Campanha 2023-2024 e do espetáculo “Recuso Ser Vítima”.
O programa do Encontro está disponível em: https://tinyurl.com/3advjd9c.