7 de Novembro 2023 - Publicado há 172 dias, 1 horas e 40 minutos
‘Workshop’ “Agricultura de precisão: do conceito à prática” em Santa Maria esta quinta-feira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

A Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR Açores), através da Direção Regional da Agricultura, organiza esta quinta-feira, 9 de novembro, a última edição do ‘workshop’ “Agricultura de precisão: do conceito à prática”, desta feita na ilha de Santa Maria, integrando o programa do Santa Maria Wine Fest.

À semelhança do que aconteceu na ilha Terceira e na ilha do Pico, esta ação, a ter lugar no auditório da Cooperativa Agromariense, tem por objetivo o desenvolvimento e implementação de tecnologia e estratégias de viticultura fundamentais para a inovação no setor e adaptação às alterações climáticas.

Os oradores convidados são José Silvestre, investigador auxiliar no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), tendo como domínio de especialização a ecofisiologia da vinha, e Cátia Pinto, Diretora Executiva da Associação SFCOLAB (Smart Farm Colab), um Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura.

A iniciativa insere-se no Programa de Capacitação dos Agricultores para o Desempenho Sustentável das Explorações Agrícolas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, têm sido realizadas “um conjunto alargado e diverso de formações que visam a transferência de conhecimentos e de informação com o intuito de capacitar e aconselhar os produtores e trabalhadores agrícolas nas principais fileiras agrícolas regionais”.

“Estas ações têm-se focado na especificidade da produção agrícola de cada ilha, no âmbito da gestão eficiente e sustentável das explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais, climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”, disse o governante, relembrando que “estão previstas ainda o desenvolvimento de diversas ações externas até ao final do ano, quer para produtores, como para os técnicos que dão apoio à produção”.

As inscrições para este ‘workshop’ podem ser efetuadas através do formulário disponível em https://e-form.azores.gov.pt/formulario/421 ou junto da Cooperativa Agromariense.

O Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis é uma medida do Relançamento Económico da Agricultura Açoriana, no âmbito do PRR, com enfoque na promoção da convergência económica e da resiliência das economias, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e para responder aos desafios da dupla transição para uma sociedade mais ecológica e digital.

© Governo dos Açores | Fotos: DRAg

Partilhar