4 de Novembro 2023 - Publicado há 205 dias, 15 horas e 52 minutos
Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento aprova critérios para atribuição do estatuto de Jovem Talento Regional de nível B
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, realizou recentemente a 24.ª reunião no âmbito do Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR), em sistema de videoconferência e nos termos das suas decisões anteriores de organização e desenvolvimento dos procedimentos de candidatura.

Assim, o CADAR ratificou a concessão de apoios às candidaturas de 59 atletas Jovens Talentos Regionais (JTR), dos quais cinco na modalidade de atletismo; um na modalidade de badminton; 15 na ginástica aeróbica; cinco na ginástica rítmica; 12 no judo; três no karaté; quatro na natação; sete no ténis de campo, dois no ténis de mesa e cinco na modalidade de vela.

O CADAR ratificou ainda a concessão de apoio às candidaturas de sete praticantes desportivos de Alto Rendimento (AR), sendo três na modalidade de atletismo (1 de nível A, 1 de nível B e 1 de nível C), dois na modalidade de ginástica aeróbica (1 de nível A e 1 de nível C), 1 na modalidade de motonáutica (nível A) e 1 na modalidade de ténis de mesa (nível C).

Presentemente estão qualificados 76 atletas como JTR e oito atletas de AR, envolvendo no total 12 modalidades.

Nesta reunião do CADAR cada um dos conselheiros teve oportunidade de fazer um balanço ao período da atividade desportiva desenvolvido por cada modalidade no decorrer dos anos de 2022 e 2023.

Também nesta reunião o Conselho aprovou por unanimidade os critérios para atribuição do estatuto de JTR de nível B para 16 modalidades consideradas prioritárias, definidas pela Resolução do Conselho do Governo n.º 158/2022, de 16 de setembro, os quais serão divulgados no Portal do Governo Regional dos Açores.

É de referir que para a modalidade de karaté os critérios serão apresentados, e posteriormente sujeitos a aprovação, em próxima reunião do CADAR a realizar oportunamente.

Saliente-se que os membros do Conselho deram parecer favorável para a integração de mais uma modalidade olímpica em sede de CADAR, a saber: escalada de competição.

O Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR) é um órgão consultivo da administração regional autónoma em matéria de alto rendimento a quem compete coordenar os apoios a conceder aos atletas integrados no estatuto nacional de Alto Rendimento e aos Jovens Talentos Regionais, nos termos da sua criação pelo Regime Jurídico de apoio ao movimento associativo desportivo.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar