12 de Outubro 2023 - Publicado há 199 dias, 15 horas e 52 minutos
Maior oferta habitacional ajuda a fixar populações nos territórios, realça Presidente do Governo
location Nordeste

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou hoje que uma maior oferta habitacional, seja nos concelhos mais urbanos ou nos mais rurais, ajuda a fixar populações e a combater o despovoamento.

Falando na freguesia da Achadinha, no concelho do Nordeste, no primeiro dia do ‘Roteiro da Habitação’ em São Miguel, José Manuel Bolieiro reconheceu que a ilha tem uma “pressão” demográfica e de necessidades habitacionais “que não compara com outras ilhas”, embora haja desafios a superar por toda a Região.

“Vivemos um tempo de expetativa que nunca se concretizou. De escuridão nos últimos 15 anos sobre este loteamento. Agora teremos concretização. O município do sol nascente fica mais iluminado”, declarou, falando do investimento de 2,5 milhões de euros previsto para a empreitada de construção de 15 habitações no Nordeste.

O Presidente do Governo lembrou os fundos comunitários, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como centrais para esta estratégia, sustentando ser fundamental uma “articulação” com o poder local, que “tem uma fatia significativa” de verbas alocadas para a habitação.

“Este governo não pretende interferir na logica do mercado e dos impulsos privados, está antes a ser regulador da suficiência e satisfação de necessidades prementes de habitação com base no recurso financeiro que a Europa garantiu aos seus Estados-Membros”, prosseguiu.

A passagem pelo Nordeste integrou o primeiro de dois dias de visita a investimentos em São Miguel – a acompanhar o Presidente do Governo esteve o Vice-Presidente, Artur Lima, que tem a tutela da habitação, e o Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar