11 de Outubro 2023 - Publicado há 280 dias e 11 minutos
Açores são pioneiros em projeto de literacia em Saúde nas escolas
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional da Saúde, e em parceria com a Direção Regional da Educação e Administração Educativa, anuncia o lançamento de um projeto-piloto no âmbito da literacia em Saúde, seguindo os pressupostos da Fundação Rede Schools for Health in Europe (SHE).

A SHE é uma organização não governamental, apoiada pela Organização Mundial de Saúde, que promove o trabalho em rede de vários países da Europa e Ásia central. O seu objetivo maior é o de melhorar a saúde e o conhecimento sobre a saúde das crianças e jovens na Europa, através do foco específico nas escolas.

A fundação defende o papel dos estabelecimentos de ensino enquanto veículos para a saúde, o que se traduz na existência do programa Escola Promotora da Saúde, e pretende que este se torne amplamente aceite e reconhecido na região Europeia da OMS, recomendando a “Abordagem SHE” ao trabalhar na área da Literacia em Saúde em contexto escolar.

Este evento é um marco decisivo para os Açores, dado que traça o momento em que uma primeira escola da região se compromete a integrar a “Abordagem SHE” como forma de operacionalizar o seu projeto no âmbito da Literacia em Saúde.

A apresentação deste projeto, do qual Portugal é um dos 46 países europeus cooperantes, decorre na sexta-feira na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar