3 de Outubro 2023 - Publicado há 256 dias, 8 horas e 23 minutos
Ilha Graciosa recebe segunda edição do Azores Trails Fest até 7 de outubro
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, realiza de 4 a 7 de outubro a segunda edição do Azores Trails Fest, na ilha Graciosa.

Este evento arranca com a inauguração da estátua “A Caminhante”, da autoria do artista plástico José João Dutra,no dia 4 de outubro, às 16h00, no caminho de acesso à Furna da Maria Encantada, na freguesia de Guadalupe.

A sessão de abertura do evento, que será presidida pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, está marcada para as 18h30 do mesmo dia, mas no Pavilhão Multiusos de Santa Cruz da Graciosa.

Segue-se a apresentação do programa Azores Trails Fest 2023 e o lançamento da plataforma de gestão e monitorização da Rede Regional de Percursos Pedestres, MONITRAILS.

O certame pretende envolver as entidades públicas e todo o 'trade' turístico, desde a restauração, hotelaria, empresas de animação turística, entre muitas outras, na promoção e dinamização da Rede Regional de Percursos Pedestres e afirmar os Açores, no panorama internacional, como uma referência nas experiências de Turismo de Natureza ativo, assente numa perspetiva de sustentabilidade.

Combater os índices de sazonalidade alongando a época turística e aumentar a oferta de iniciativas disponíveis na época baixa, além de promover a Região, consolidando a sua imagem como Destino de Turismo de experiências na natureza e com qualidades e condições ideais para a prática desta atividade, aumentando a sua visibilidade neste nicho de mercado, são outros dos objetivos desta iniciativa.

Além disso, pretende-se difundir e reforçar a sustentabilidade local, bem como incentivar estilos de vida ativos e saudáveis, cumprindo assim com o dever de integração de uma componente social e pedagógica.

Contribuir para o aumento das qualificações dos intervenientes na oferta turística local, cumprindo desta forma com a integração de uma componente socioeconómica, e desenvolver, na Região, uma referência fixa de animação e entretenimento, que possa integrar a programação anual do “Trade” e demais intervenientes turísticos são também propósitos deste evento, que tem como público alvo a comunidade local, turistas, operadores Turísticos e imprensa da especialidade nacional e internacional.

O programa do Azores Trails Fest integrará um conjunto de percursos pedestres com diferentes temáticas, ao longo dos quais os caminhantes terão a oportunidade de receber explicações sobre flora, fauna, geossítios, aspetos culturais e históricos da identidade graciosense, bem como a possibilidade de experienciar a gastronomia local, arte na natureza, atividades de saúde e bem-estar, entre outras.

A primeira edição do Azores Trails Fest realizou-se, em 2022, na ilha de São Jorge.

© Governo dos Açores

Partilhar