28 de Setembro 2023 - Publicado há 261 dias, 14 horas e 43 minutos
Valorização do Património Gastronómico foi tema central do Dia Mundial do Turismo nos Açores
location Santa Cruz das Flores

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, celebrou ontem, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com uma conferência realizada em Santa Cruz, na ilha das Flores.

A conferência, dedicada ao Turismo Gastronómico, contou com a intervenção da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, em representação da Secretária Regional da tutela, Berta Cabral.

Seguiu-se a apresentação do revisto PEMTA2030 e do Relatório de Turismo Gastronómico dos Açores, desenvolvido pela Local Food Culture para a Direção Regional do Turismo, no qual se apresenta um diagnóstico atual da Gastronomia nos Açores enquanto produto turístico, bem como a recomendação de ações para a estruturação e qualificação deste produto.

O encontro contou, ainda, com a presença de três casos de sucesso de empresas que têm como produto tours gastronómicos, sendo dois deles dos Açores e um terceiro de uma descendente açoriana, que reside nos Estados Unidos da América e que traz aos Açores grupos para conhecerem a gastronomia açoriana.

Segundo Berta Cabral, esta celebração visou “mostrar a capacidade que os Açores têm para continuar a inovar e diversificar a sua oferta turística, especialmente aquela que está acessível durante todo o ano e que permite a aposta do destino em períodos fora da época alta bem como a dispersão de visitantes pelas nove ilhas dos Açores, sendo este um dos objetivos plasmados no PEMTA 20230”.

De salientar que, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo nos Açores, todos os visitantes dos Postos de Informação Turística receberam um produto regional, resultado da parceria estabelecida com a Marca Açores.

O tema escolhido para esta celebração nos Açores foi ao encontro do que foi lançado pela Organização Mundial do Turismo – Green Investments, que destacou a necessidade de mais investimentos e melhor direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade da comunidade local, em alternativa aos investimentos tradicionais.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar