27 de Setembro 2023 - Publicado há 339 dias, 9 horas e 27 minutos
Circular à Madalena é obra “relevante” para o Pico e deve arrancar até final do ano, sinaliza José Manuel Bolieiro
location Madalena

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou hoje contacto com o andamento do projeto para a circular à vila da Madalena, na ilha do Pico, uma obra “relevante” que deverá, após visto do Tribunal de Contas, arrancar até final do ano.

“Estou muito satisfeito. Penso que o desenvolvimento dos territórios faz-se também com esta oportunidade de melhores acessos e vias terrestres”, assinalou o governante, acompanhado pela Secretária Regional com a tutela das Infraestruturas, Berta Cabral.

O empreiteiro da obra é o consórcio Tecnovia - Açores/AFAVIAS–Engenharia e Construções – Açores, SA., na sequência de concurso público, e a mesma representa um investimento total, com impostos e expropriações, de cerca de 8,5 milhões de euros.

A intervenção concretiza mais um projeto inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sobre a rede viária dos Açores.

“A contratação com o consórcio vencedor do concurso público está já assinada e enviada para o Tribunal de Contas. Após esse visto”, far-se-á a consignação e logo vão as “máquinas para o terreno”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

A empreitada visa estabelecer a ligação entre as várias rodovias regionais e municipais, que se desenvolvem radialmente à vila da Madalena, constituindo uma variante ao centro urbano, assegurando um melhor acesso ao Centro de Saúde, porto e aeroporto e contribuindo para uma melhoria das condições de segurança e qualidade de vida da população.

A variante a construir tem uma extensão de 1,6 km, aproximadamente, integra 6 interseções giratórias de ligação aos arruamentos existentes. O novo traçado liga dois troços da E.R. 1-2ª, inicia-se na rua General António Ribeiro, interseta a E.R. 3-2ª, passa próximo do Centro de Saúde da Vila da Madalena e termina na rua Carlos Dabney.

O projeto preconiza a construção de uma circular com caraterísticas urbanas, a construção de ciclovia e passeios, bem como a integração paisagística das bermas e áreas envolventes.

O perfil transversal da nova variante tem uma largura total de 17,40 m e é composto por passeio com 2,40m de largura, intercalado com caldeiras para árvores, ciclovia bidirecional com 2,20m de largura, do lado esquerdo do perfil transversal, faixa de rodagem rodoviária com duas vias de circulação com 3,50 m de largura cada, acrescida de bermas com 1,00 m de cada lado, ladeada por valetas e área verde com 2,50 m de largura, do lado direito.

A obra a construir envolve os domínios de terraplenagens, drenagens, pavimentação, sinalização e segurança, iluminação pública, obras acessórias e integração paisagística.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar