23 de Setembro 2023 - Publicado há 266 dias, 15 horas e 33 minutos
São Jorge com mais dois pontos de carregamento para viaturas elétricas
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

São Jorge vai contar com mais dois pontos de carregamento para viaturas elétricas (um nas Velas e outro na Calheta), na sequência dos protocolos assinados entre a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e os dois municípios da ilha.

Os dois protocolos agora assinados, no âmbito da recente visita estatutária do Governo dos Açores a São Jorge, visam a cedência de bens móveis para a atribuição de pontos de carregamento normais para a Rede de Mobilidade Elétrica dos Açores e surgem no âmbito do Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores (PMEA), designadamente a Medida 6, cujo objetivo é a implementação da rede pública de carregamento de veículos elétricos, e a Medida 20, que prevê a disponibilização, por parte do Governo dos Açores, de pontos de carregamento para instalação em locais de estacionamento de acesso público, em edifícios e infraestruturas públicas.

Com a assinatura destes documentos, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas entrega às Autarquias da ilha de São Jorge dois pontos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ (LIFE19 IPC/PT/000004 – LIFE IP CLIMAZ), cofinanciado pelo programa LIFE, que ficará instalado no edifício dos Paços do Concelho e ligado à rede da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica – EGME (MOBI.E).

Com estes protocolos, “o Governo dos Açores dá mais um passo em direção à tão importante transição energética que se pretende para as nossas ilhas”, frisa Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela da Energia.

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que testemunhou o momento, reiterou o seu compromisso e o do Executivo Regional com a mobilidade elétrica e a descarbonização, considerando estes “como elementos determinantes no processo de consolidação da sustentabilidade dos Açores”.

O desafio da transição energética não pode ser negligenciado por ninguém, sob pena de graves consequências para o desenvolvimento socioeconómico e para as alterações climáticas.

Desta forma, torna-se cada vez mais urgente reduzir a dependência energética dos Açores face ao exterior, aumentar a eficiência do aproveitamento dos recursos naturais que a Região dispõe e adotar mais energia limpa, contribuindo para a descarbonização ambiental.

Os Açores dão, assim, mais um passo seguro nesta matéria, com uma assertividade que importa manter.

Atualmente a região conta com 53 pontos de carregamento de acesso público instalados, abrangendo todos os concelhos dos Açores, o que corresponde a mais de 110 tomadas de carregamento ligadas à MOBI.E. Estão em curso a atribuição e montagem de mais 53 totalizando 210 tomadas de carregamento.

© Governo dos Açores | Fotos: DREn

Partilhar