22 de Setembro 2023 - Publicado há 663 dias e 18 minutos
Nota de pesar
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

Foi com enorme pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do Médico Pediatra Carlos Eduardo Pereira Duarte.

Nascido na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, a 7 de junho de 1943. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Pediatria Médica e Neonatologia. A 22 de outubro 1983 acedeu ao grau de Consultor de Pediatria Médica. Iniciou em 1987 a sua atividade profissional como Especialista de Pediatria Médica no Hospital da Misericórdia em Ponta Delgada, tendo sido nomeado para desempenhar as funções de Diretor Interino do Serviço de Pediatria/Neonatologia no período de junho de 1994 a dezembro de 1995. No ano de 1997, assumiu o cargo de Chefe de Serviço Hospitalar de Pediatria Médica. Já no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, foi responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e pela organização e funcionamento da Unidade de Telemedicina para diagnóstico de malformações fetais e ainda de diagnóstico de cardiopatias congênitas, com o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. Em 2007 assumiu o cargo de Diretor de Serviço de Pediatria Médica e em 2011 foi nomeado em comissão de serviço Diretor do Departamento da Mulher e da Criança. Passou, no ano de 2013, à situação de aposentado.

Foi nomeado, em 2014, representante da Região Autónoma dos Açores para a Comissão Nacional de Saúde Materna da Criança e Adolescente, cargo que exerceu até julho de 2016.

Tendo sido reconhecido em 2017 pelo Governo dos Açores e pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional.

Um cidadão que dedicou muitos anos da sua vida pessoal e profissional em prol da saúde de milhares de crianças açorianas, em um exemplo de grande dedicação aos Açores e ao serviço regional de saúde, em prol dos açorianos e das suas famílias, um dos grandes responsáveis pela redução da taxa de mortalidade infantil nos Açores

O Governo Regional dos Açores endereça as sentidas condolências à sua família.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem do Presidente do Governo Regional dos Açores:

"Foi com tristeza que tomámos conhecimento do falecimento do Dr. Carlos Eduardo Pereira Duarte.

O ilustre pediatra, que dedicou muitos anos da sua vida em prol da saúde de milhares e milhares de crianças açorianas, foi um exemplo de dedicação à saúde nos Açores.

Profissional de brio e humanismo inspirador.

Reconhecido com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, o Dr. Carlos Pereira Duarte foi um dos grandes responsáveis pela importante redução da taxa de mortalidade infantil nos Açores.

Lutou e conseguiu vencer desafios complexos no nosso Serviço Regional de Saúde.

À sua enlutada família dirigimos as nossas sentidas condolências.

Com pesar lamentamos a sua perda."

José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores

Partilhar