18 de Setembro 2023 - Publicado há 215 dias, 9 horas e 11 minutos
Serviço de Apoio Domiciliário da Vila Nova com novo serviço de visita noturna aos idosos
location Praia da Vitória

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, mostrou-se hoje satisfeito pela qualidade do serviço de apoio domiciliário (SAD) prestado pelo Centro Comunitário do Espírito Santo da Vila Nova, tendo anunciado um reforço do financiamento na ordem dos 100 mil euros anuais nesta resposta e a disponibilização de um novo serviço de visita noturna aos idosos.

Após a visita ao Centro Comunitário da Vila Nova, Artur Lima salientou que o “novo contrato de cooperação valor-cliente (CCVC)”, recentemente assinado entre a Vice-Presidência do Governo e a IPSS, permite “maior folga financeira” à instituição e um aumento “substancial” de vagas para diversos serviços.

“O novo CCVC permite [à instituição] uma maior folga financeira e um aumento substancial de vagas de apoio ao domicílio, sobretudo aumentando o número de refeições ao fim de semana”, vincou.

Com o novo CCVC, há um aumento de 15 vagas para o serviço de alimentação ao almoço em dias úteis, que passa de 50 para 60 vagas, assim como há um aumento de 60 vagas nas refeições de almoço, durante o fim-de-semana.

Também ao nível do serviço de higiene pessoal, nos dias úteis e fins-de-semana, verifica-se um reforço da capacidade de resposta.

Na ocasião, o Vice-Presidente do Governo salientou também as 10 vagas protocoladas para um “novo serviço” de visita domiciliária no período noturno.

“Estou satisfeito com o serviço prestado pela instituição e pela inovação que propuseram de fazer uma visita domiciliária aos idosos”, prosseguiu, lembrando que que o financiamento anual do SAD da Vila Nova passará a ser cerca de 240 mil euros.

Artur Lima reconheceu ainda o facto desta instituição prestar apoio a outras valências sociais de freguesias do concelho da Praia da Vitória através do fornecimento de refeições.

O SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência, que não possam, temporária ou permanentemente, assegurar a satisfação das suas necessidades básicas.

Esta resposta social assegura, entre outros, serviços como cuidados de higiene, fornecimento e apoios nas refeições, tratamento da roupa ou higiene habitacional.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar