18 de Setembro 2023 - Publicado há 250 dias, 20 horas e 10 minutos
Freguesia de Ponta Garça com novo sistema de abastecimento de água no Caminho Novo
location Vila Franca do Campo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural inaugurou, este domingo, na freguesia de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, um novo sistema de abastecimento de água agrícola que prevê beneficiar 57 explorações agrícolas numa área total de 123 hectares.

Num investimento de 80 mil euros e com o objetivo de resolver as carências de distribuição de água às explorações ao longo de parte do Caminho do PPA, naquela freguesia, procedeu-se ao prolongamento da rede de abastecimento existente, à construção de dois pontos de abastecimento público devidamente controlados com chaves magnéticas e à construção de vinte ramais individuais à exploração, pretendendo-se com esta intervenção reforçar o abastecimento de água à lavoura no concelho de Vila Franca do Campo.

Na ocasião, António Ventura fez questão de referir que “são investimentos desta natureza que promovem a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e conseguem aumentar a rentabilidade das explorações”.

O governante realçou também que o Governo Regional está a candidatar um Projeto LIFE, no valor de 134 milhões de euros, que prevê investimentos na captação, armazenamento e distribuição de água agrícola nas nove ilhas dos Açores, lembrando ainda que o Executivo açoriano “está atento e a promover investimentos avultados na recuperação das acessibilidades por toda a Região, após vários anos de falta de manutenção e reparação dessas vias”.

No mesmo momento, o Presidente da IROA, SA disse que este novo sistema de abastecimento de água “é mais uma prova da dinâmica que a empresa pública consegue alcançar na construção de infraestruturas de ordenamento agrário, neste caso ao nível do abastecimento de água na Freguesia de Ponta Garça”.

Hernâni Costa referiu também que ainda este ano de 2023 estará concluída a maior empreitada deste mandato, também no Concelho de Vila Franca do Campo, tal como outras deste género, no valor total de quatro milhões de euros.

© Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Partilhar