4 de Julho 2023 - Publicado há 326 dias, 17 horas e 27 minutos
Mais de dois mil jovens açorianos participam no programa OTLJ Verão 2023
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

O programa OTLJ Verão, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, arrancou esta segunda-feira em todas as ilhas da Região.

Este ano, o OTLJ envolve a participação de 2.112 jovens, colocados em 810 projetos, o que corresponde a 86% dos jovens inscritos para ocupação nos meses de julho (1.ª fase) e de agosto (2.ª fase). 

O OTL-J, para jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, é uma primeira experiência de integração socioprofissional, através da qual os jovens adquirem competências sociais de relacionamento, responsabilidade e autonomia, além de concorrer para o despiste vocacional que pode ajudar na decisão do seu percurso académico e/ou profissional. 

“Ambiente e Turismo”, “Ocupação em Férias” e “Jovens Ativos” são os três subprogramas do OTL-J Verão. “Ocupação em Férias” e “Ambiente e Turismo” foram os dois mais procurados pelos jovens e pelas entidades que promovem o OTLJ, no qual o Governo dos Açores investe cerca de 400 mil euros. 

Este ano, e pela primeira vez, o Executivo açoriano promoveu uma oficina de capacitação, em formato online, que incidiu sobre conteúdos como as diferentes etapas do ciclo de um projeto lúdico-pedagógico, no caso desenho, implementação, avaliação e follow-up, envolvendo cerca de 200 entidades da Região interessadas em dinamizar projetos do OTLJ.

A promoção desta oficina de capacitação foi um compromisso assumido pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, em agosto último, na ilha do Pico, tendo em vista a “cada vez maior adequação dos projetos que se propõem desenvolver não só aos objetivos do programa, mas também aos interesses e expetativas dos jovens”, defendeu.

© Governo dos Açores

Partilhar