8 de Junho 2023 - Publicado há 315 dias, 8 horas e 15 minutos
Estado da Califórnia proclama o Dia dos Açores 
location Sacramento

Vice-Presidência do Governo Regional

O Estado da Califórnia proclamou hoje o dia 29 de maio como o Dia dos Açores, aprovando uma resolução que reconhece e valoriza o contributo dos açorianos para o desenvolvimento estadual.

A resolução foi aprovada, por unanimidade, em duas sessões sucessivamente realizadas pela Assembleia Legislativa e pelo Senado, no Califórnia State Capitol, em Sacramento.

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, que se encontra de visita oficial aos Estados Unidos da América, participou nas duas sessões em representação do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, congratulando-se com a “importante iniciativa do Estado da Califórnia que muito honra" a Região.

Esta foi a primeira vez que as duas câmaras legislativas do Estado da Califórnia, que representam 40 milhões de habitantes, aprovaram uma iniciativa relacionada com os Açores na presença de um membro do Governo Regional.

A resolução que honra o Dia dos Açores, o Dia de Portugal e o Mês da Herança Portuguesa no Estado da Califórnia foi proposta por dois legisladores de ascendência açoriana: o senador Henry Stern e a deputada Cecília Aguiar-Curry.

O documento recorda que os primeiros colonos portugueses vieram para a Califórnia das Ilhas dos Açores no início do século XIX, mas que as duas grandes ondas de imigrantes açorianos ocorreram na entrada do século XX e, sobretudo, entre 1958 e 1976, “cada uma contribuindo substancialmente para estabelecer operações agrícolas, especialmente laticínios, gado, hortaliças, fazendas de frutas e a indústria de atum no sul do Estado”.

Nos termos da Resolução aprovada, “historicamente a Califórnia tem sido um destino popular para imigrantes das ilhas dos Açores, criando fortes laços culturais entre as duas regiões”, sendo que “atualmente vivem na Califórnia mais de 350.000 pessoas de ascendência portuguesa, cerca de 90% das quais vieram diretamente dos Açores ou são de ascendência açoriana”.

Antes de assistir às duas sessões, o vice-presidente do Governo dos Açores iniciou o programa oficial da sua deslocação com um encontro com a Presidente Pro-Tempore do Senado da Califórnia, Toni G. Atkins.

Os dois políticos trocaram impressões sobre a importância dos açorianos na comunidade portuguesa da Califórnia e manifestaram a vontade comum de uma maior cooperação entre o Estado e a Região.

A visita de Artur Lima à Califórnia inclui ainda um encontro com luso-eleitos e líderes comunitários em Sacramento, a inauguração do monumento “Portuguese Dairy Mural Wall” em Tiburon e a participação nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em São José, incluindo a celebração do aniversário da Luso American Education Foundation.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar