5 de Junho 2023 - Publicado há 297 dias, 22 horas e 4 minutos
Vice-Presidência do Governo promove formação sobre “Princípios e gestão da intervenção das comissões de proteção de crianças e jovens
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Comissariado dos Açores para a Infância, promove, durante o mês de junho, a realização da formação “Princípios e gestão da intervenção das comissões de proteção de crianças e jovens”, na Madalena do Pico e nas Lajes das Flores.

Esta iniciativa decorre do trabalho desenvolvido junto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Região, assim como das necessidades de formação apresentadas pelas próprias.

Nesta formação, que se destina aos membros e elementos de apoio técnico das CPCJ, encontram-se inscritos 30 profissionais do Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Flores.

Esta formação estará a cargo da Equipa Técnica do Comissariado e tem uma carga horária de 14 horas. 

O objetivo é dotar os profissionais das CPCJ de conhecimentos sobre o sistema de promoção e proteção em Portugal, desde logo no que se refere aos direitos das crianças e à intervenção em situações de perigo.

Cada vez mais, a preocupação é dotar as CPCJ de competências que qualifiquem a sua intervenção no terreno, dotando-as de práticas e aplicação de procedimentos específicos para as diferentes fases processuais, desde a sinalização, avaliação diagnóstica, aplicação e execução de medida de promoção e proteção até um eventual arquivamento do processo.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar