30 de Maio 2023 - Publicado há 330 dias, 14 horas e 17 minutos
I9.Açores - Academia Jovem de Ideias Inovadoras reúne 161 participantes em São Jorge 
location Velas

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

O I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, arranca amanhã no concelho de Velas, em São Jorge, envolvendo 161 participantes, 32 escolas, três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e jovens estudantes açorianos de três universidades portugueses.

Até sexta-feira, dia 2 de junho, vão estar em competição 46 equipas dos diferentes ciclos de ensino, incluindo Escolas Profissionais e Ensino Superior, para defender os projetos e ideias inovadoras que criaram durante o ano letivo 2022/2023 no âmbito da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, programa de educação para o empreendedorismo em contexto escolar que, além dos alunos, mobiliza professores, formadores e técnicos. 

Participam ainda nesta edição do I9.Açores oito jovens líderes e um júri composto por cinco elementos do setor empresarial com reconhecido mérito e de diferentes ilhas, que irá avaliar os projetos dos alunos que foram submetidos ao escrutínio das escolas na qual estão integrados durante a fase do concurso local de ideias para apuramento dos concorrentes regionais. 

Os projetos em competição incidem sobre áreas temáticas como o turismo, ambiente, cultura, gastronomia, sustentabilidade, entre outras, com a particularidade da valorização e inovação dos produtos tradicionais e dos recursos endógenos dos Açores e promoção da Região.  

No decorrer do evento, realiza-se uma Feira de Ideias de Negócio, a I9. Expo, na Escola Básica e Secundária de Velas, onde as equipas apresentam, durante as manhãs, os seus projetos ao público em geral.

No que respeita ao concurso I9.Açores, que vai decorrer no Auditório Municipal de Velas, cada uma das 46 equipas fará um pitch da sua ideia, seguindo-se a apreciação dos jurados.

Durante o Bootcamp estão previstas, ainda, várias atividades de mentoria, workshops, palestras motivacionais, momentos de convívio e visitas aos concelhos de Velas e da Calheta.

Os vencedores de cada uma das categorias de ensino a concurso vão realizar uma Missão Empreendedora fora da Região, onde terão oportunidade de conhecer diferentes ecossistemas empreendedores. Os 2.º e 3.º classificados também serão premiados com ofertas tecnológicas.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, investiu cerca de 85 mil euros no programa “Academia Empreendedora – Escola de Líderes” durante este ano letivo.

© Governo dos Açores

Partilhar