1 de Junho 2023 - Publicado há 322 dias, 10 horas e 46 minutos
Presidente do Governo elogia talento e “capacidade empreendedora” dos jovens dos Açores
location Velas

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu na quarta-feira, nas Velas, à abertura do i9.Açores - Academia Jovem de Ideias Inovadoras, destacando o talento e a “capacidade empreendedora” dos jovens açorianos.

“É essa a nossa obrigação: potenciar o que temos, desenvolver as vocações dos jovens e a confiança que podem emprestar ao seu futuro e ao futuro dos Açores”, sustentou o governante, que visitou dezenas de projetos de empreendedorismo jovem e dirigiu-se a mais de uma centena de jovens.

José Manuel Bolieiro declarou acreditar no “histórico de sucesso” dos Açores em áreas como o alimentar ou a economia produtiva, mas defendeu a associação a estas áreas de novos elementos de riqueza como a economia do mar ou espacial.

“Ciência, tecnologia e inovação” garantirão “mais garantia de riqueza e sucesso” para os Açores, defendeu o Presidente do Governo.

O I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras decorre até sexta-feira nas Velas, em São Jorge, envolvendo 161 participantes, 32 escolas, três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e jovens estudantes açorianos de três universidades portugueses.

Estão em competição 46 equipas dos diferentes ciclos de ensino, incluindo Escolas Profissionais e Ensino Superior, para defender os projetos e ideias inovadoras que criaram durante o ano letivo 2022/2023 no âmbito da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, programa de educação para o empreendedorismo em contexto escolar que, além dos alunos, mobiliza professores, formadores e técnicos. 

Participam ainda nesta edição do I9.Açores oito jovens líderes e um júri composto por cinco elementos do setor empresarial com reconhecido mérito e de diferentes ilhas, que irá avaliar os projetos dos alunos que foram submetidos ao escrutínio das escolas na qual estão integrados durante a fase do concurso local de ideias para apuramento dos concorrentes regionais.

Os projetos em competição incidem sobre áreas temáticas como o turismo, ambiente, cultura, gastronomia, sustentabilidade, entre outras, com a particularidade da valorização e inovação dos produtos tradicionais e dos recursos endógenos dos Açores e promoção da Região. 

No decorrer do evento, realiza-se uma Feira de Ideias de Negócio, a I9. Expo, na Escola Básica e Secundária de Velas, onde as equipas apresentam, durante as manhãs, os seus projetos ao público em geral.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar