30 de Maio 2023 - Publicado há 331 dias, 20 horas e 28 minutos
Governo dos Açores e Comissão Fulbright atribuem novas bolsas de investigação
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

No âmbito do protocolo de cooperação entre a Vice-Presidência do Governo Regional dos Acores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, e a Comissão Fulbright foram atribuídas quatro bolsas de investigação para o ano letivo 2023/2024.

Os resultados de 2023 deste programa conjunto de intercâmbio Açores-EUA, premiaram o mérito de quatro jovens investigadores que iniciarão os seus programas de investigação no próximo mês de setembro.

De relembrar que o novo protocolo de cooperação assinado em novembro de 2022, estabelecia as condições para a abertura anual de dois concursos distintos. Um concurso destinado a jovens investigadores residentes nos Açores para realizarem investigação em centros ou Universidades de renome americanas e outro específico para estudantes e investigadores americanos estudarem ou realizarem investigação na Região Autónoma dos Açores.

Os dois investigadores açorianos selecionados, nas áreas de Engenharia de Software e Geociências, irão aprofundar os seus estudos em Centros de investigação norte-americanos de excelência, nomeadamente em Carnegie Mellon University e na United States Geological Survey.

Dos EUA, a Universidade dos Açores irá acolher dois jovens investigadores nas áreas de Escrita Criativa (Humanidades) e de Ordenamento do Espaço Marítimo (Ciências Naturais), que irão aprofundar os seus estudos e investigação com investigadores açorianos de excelência.

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, afirmou que, “estes resultados são extremamente positivos e revelam a aposta deste governo numa alta e competitiva qualificação dos nossos recursos humanos, mas também evidencia a excelência da nossa região para acolher jovens americanos nos Açores”.

Artur Lima acrescentou ainda: “congratulo os quatro novos Fulbrighters, que vão iniciar os seus programas de investigação este ano, desejando-lhes um excelente trabalho”.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar