30 de Maio 2023 - Publicado há 324 dias, 23 horas e 34 minutos
Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural promove 'workshop' sobre Economia Circular no setor
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

A escassez de recursos materiais e energéticos assume particular relevância num território limitado, disperso e insular, como é o caso da Região Autónoma dos Açores, tornando absolutamente necessário e crítico encontrar formas de reduzir as necessidades desses fluxos e garantir a sua circulação na economia pelo máximo de tempo possível.

Os setores agrícola e florestal têm a responsabilidade e o compromisso de integrar a dinâmica geral de transição para a economia circular.

Tendo por base essa premissa, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural decidiu elaborar o Roteiro para a Economia Circular no Setor Agrícola e Florestal no horizonte temporal de 2035, com o objetivo de fomentar a transição e implementar um modelo económico circular e inovador nos domínios da agricultura, pecuária e silvicultura e das indústrias conexas, por meio do estabelecimento de bases para a mudança dos padrões de produção e consumo e do envolvimento das diversas partes interessadas, em termos que proporcionem um desenvolvimento mais sustentável e responsável na Região Autónoma dos Açores.

Nesse âmbito, decorrerá, no próximo dia 1 de junho, quinta-feira entre as 14h00 e as 16h00, um 'workshop' de preparação do Roteiro para a Economia Circular no Sector Agrícola da Região Autónoma dos Açores.

Com este evento, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural pretende dar a conhecer as áreas estratégicas e eixos prioritários de intervenção propostos, promover a discussão publica em matéria de economia circular e auscultar as entidades ligadas ao sector de forma a recolher contributos que permitam enriquecer o processo de construção do referido roteiro.

Esta iniciativa integra-se no projeto AGRILOOP, projeto de assistência técnica recentemente contratualizado entre a CINEA, agência europeia que gere o programa LIFE, e o Governo Regional, projeto esse que irá garantir assistência técnica para a candidatura de um projeto LIFE na área da Economia Circular no setor agrícola.

A participação no evento pode ser feita em formato on-line ou presencial no Jardim de Inverno do Edifício do Relógio, da Colónia Alemã, na cidade da Horta.

O evento tem entrada livre, sujeita a inscrição prévia. Inscreva-se em Inscrição no Webinar | Microsoft Teams.

Poderá obter mais informações através do email [email protected] ou pelo telefone 292 208 800.

© Governo dos Açores | Fotos: SRADR

Partilhar