25 de Maio 2023 - Publicado há 308 dias, 18 horas e 30 minutos
António Ventura assinalou Dia Regional do Guarda Florestal
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, assinalou hoje, na ilha Terceira, o Dia Regional do Guarda Florestal, profissionais que, primeiramente, contribuíram para a “visão sustentável” daquilo que são os Açores.

“A primeira escola viva de sustentabilidade ambiental foram os guardas-florestais dos Açores”, há já longas décadas, sustentou o governante.

“É importante que não caiam no esquecimento do povo açoriano e dos governantes”, sublinhou ainda António Ventura, elogiando também o papel de “cuidadores da natureza” desta classe, fundamental para quem visita a Região.

“Podemos dizer aos nossos turistas que continuamos a ser o exemplo do exemplo em termos ambientais e de sustentabilidade”, prosseguiu.

A produção de plantas em viveiro, o acompanhamento dos trabalhos de construção, beneficiação e conservação de caminhos florestais e rurais e a execução de trabalhos de recuperação de pastagens baldias, além da sua manutenção e tratamento, fazem também parte das funções dos Guardas Florestais dos Açores.

Paralelamente, têm ainda competências na gestão dos recursos cinegéticos e piscícolas e na fiscalização da caça e da pesca nas lagoas e ribeiras, assim como na realização de censos.

O Dia Regional do Guarda Florestal foi instituído em 1997 como reconhecimento público pela importância do papel desempenhado há mais de 50 anos por estes profissionais na valorização e utilização racional dos recursos florestais e naturais dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: MM/SRADR

Partilhar