17 de Maio 2023 - Publicado há 343 dias, 20 horas e 53 minutos
Presidente do Governo valoriza sinergias com poder local na área da mobilidade elétrica
location Ribeira Grande

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje na Ribeira Grande para a formalização de dois contratos com a autarquia local referentes à mobilidade elétrica, valorizando a “cultura de cidadania” que esta estratégia, que representa um “rasgar do futuro”, incorpora.

“Estamos num mundo de codecisão, de interdependências. É preciso rasgar o futuro numa relação de sinergias entre administração central e poder local, com investimento público em prol das cidades inteligentes”, destacou o governante.

José Manuel Bolieiro falava, acompanhado da Secretária com a tutela da Mobilidade, Berta Cabral, durante a cerimónia de assinatura do contrato para a atribuição de bicicletas elétricas, estações de parqueamento e carregamento automático para o sistema público de bicicletas partilhadas da Região “Azores eBike”.

A Ribeira Grande, destacou o Presidente do Governo, é um “município de inovação” também nesta vertente, com uma “notória estratégia há muito desenhada” e que passa, por exemplo, pela introdução de “uma boa rede de ciclovias”.

O projeto “Azores eBike” materializa-se na aquisição e instalação de um sistema partilhado de 20 bicicletas elétricas com GPS incorporado, três estações de parqueamento e carregamento elétrico automático com capacidade para oito bicicletas em simultâneo, bem como de 300 cartões de utilização - este sistema está a ser instalado na Ribeira Grande.

“O Governo será proativo nesta mobilização do poder local aderente a estas iniciativas. Vamos fazer este percurso junto de todos os municípios dos Açores”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

O uso de meios de transporte suaves, como as bicicletas elétricas, pretende contribuir para a mudança de hábitos da população, com o fomento da utilização de veículos elétricos, em conciliação com a utilização de meios de transporte públicos, em detrimento da utilização de veículos motorizados tradicionais, promovendo consequentemente a redução no consumo combustíveis fósseis.

Recorde-se que já está em implementação a ilha modelo na Graciosa, também na sequência de uma ação do Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores (PMEA).

No âmbito deste piloto demonstrativo de boas práticas em matéria de mobilidade elétrica, está também em funcionamento um sistema de partilha de bicicletas elétricas e um miniautocarro elétrico ao serviço da Empresa de Transportes Coletivos da ilha Graciosa. Ademais, está em curso a instalação de novos pontos de carregamento nesta ilha.

A aquisição das bicicletas elétricas que se encontram na Ribeira Grande teve um custo de €119.998,80, tendo sido comparticipada através do PO2020 em €101.998,98.

De modo a promover a mobilidade elétrica nos Açores, tem-se vindo a proceder também à instalação gradual de pontos de carregamento de acesso público.

Assim, foi hoje celebrado um contrato de comodato com o município da Ribeira Grande para a cedência de sete pontos de carregamento para veículos elétricos.

Recorde-se que já foi celebrado um contrato com o município de Santa Cruz da Graciosa para a cedência de um ponto de carregamento.

Os Açores contam atualmente com 49 pontos de carregamento.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar