17 de Maio 2023 - Publicado há 345 dias, 16 horas e 14 minutos
Novo edifício do NONAGON estará operacional até ao final do ano, avança Artur Lima
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, avançou hoje que a “construção do novo edifício do NONAGON já se encontra concluída”, estando agora em “fase de licenciamento e de testes”, num investimento que atingirá “quase nove milhões de euros”.

“Decorrem, em paralelo, os concursos para aquisição dos diversos equipamentos e mobiliário, cuja entrega deve ocorrer já no último trimestre deste ano, o que irá coincidir com os concursos públicos para as empresas se instalarem no novo espaço”, realçou.

“Até ao final deste ano, teremos um edifício totalmente funcional e com empresas instaladas, num investimento que atingirá quase nove milhões de euros”, afirmou.

De acordo com o governante, o espaço incluirá “valências únicas na região”, ao “nível do desenvolvimento experimental – como é o caso do FabLab e da computação de alto desempenho”.

Artur Lima falava esta manhã, no Parque NONAGON, na sessão de abertura da Cimeira S3 Summit: Smart Specialization Strategy – São Miguel Azores 2023, que integra um evento divulgativo da RIS3 – Estratégia de Especialização Inteligente.

Durante o dia de hoje, está prevista a realização das primeiras reuniões dos grupos de trabalho da nova RIS3 e uma abordagem aos fundos europeus disponíveis para investigação e inovação.

Na ocasião, Artur Lima frisou a importância da “divulgação pública da nova RIS3”, tendo reiterado que esta governação acrescentou “dimensão social à estratégia” para que a “ciência responda aos desafios do desenvolvimento regional”.

“Foi com o XIII Governo dos Açores que a RIS3 - Estratégia Regional de Especialização Inteligente foi aprovada, não sem antes integrar a importante área prioritária da Saúde, novidade que introduzimos no âmbito desta governação”, recordou.

Na sua intervenção, o responsável pelas áreas da ciência e tecnologia assinalou que desde a entrada em funções do atual do Governo que se está a “preparar um novo caminho para a investigação e a inovação”, que coincide com a “entrada em vigor do novo Programa Regional Açores 2030”.

Artur Lima reiterou que um dos “parâmetros de avaliação” dos projetos a financiar pelo Programa Regional Açores 2030 será a sua “capacidade de interação com os agentes sociais e económicos açorianos”, com vista à “transferência de conhecimento” e à “criação de emprego”.

O governante revelou ainda que, até ao final da legislatura, serão abertos vários concursos ao abrigo do Programa Açores 2030, com uma dotação de cerca de 15 milhões de euros, os quais irão apoiar a investigação aplicada e a inovação empresarial.

A Cimeira S3 Summit: Smart Specialization Strategy - São Miguel Azores 2023, decorre até 19 de maio, sexta-feira, em São Miguel.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar