8 de Maio 2023 - Publicado há 325 dias, 19 horas e 35 minutos
Governo lança campanha “A Tua Primeira Escolha” para sensibilizar jovens para a oferta formativa das Escolas Profissionais
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou hoje, em Ponta Delgada, a campanha “A Tua Primeira Escolha” para sensibilizar os jovens para a oferta formativa nas Escolas Profissionais da Região e para a fase de candidaturas, já a decorrer, aos 44 novos cursos profissionais de nível IV aprovados para abertura no ano letivo 2023/2024.

Maria João Carreiro adiantou que esta campanha vai ser desenvolvida nos meses de maio, junho e julho, sobretudo nas redes sociais (Facebook, Instagram e TikTok), “para que se possa ir ao encontro dos jovens”, assumindo uma “lógica de complementaridade à divulgação e ações de comunicação que cada Escola Profissional está a fazer” para divulgar os seus novos cursos. 

A Secretária Regional falava numa conferência de imprensa na qual participaram o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Nuno Gomes; a Presidente da Direção da Associação de Escolas Profissionais dos Açores (AEPA), Ana Paula Mendonça; e o Vice-Presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Domingos Borges.

“O objetivo desta campanha é incentivar os jovens à escolha desta via de ensino que oferece possibilidades e vantagens que devem ser tidas em conta pelos alunos aquando da decisão que, inevitavelmente, têm que fazer nesta fase do seu percurso académico em que estão a concluir o ciclo de estudos no Ensino Básico”, afirmou.

Maria João Carreiro sublinhou que esta “campanha de valorização do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais” procura, ainda, “desconstruir alguns preconceitos que persistem sobre o Ensino Profissional, através de testemunhos de formandos e ex-formandos, por exemplo, tornando visível o sucesso de quem escolheu uma Escola Profissional e cujo exemplo pode encorajar os outros jovens para a tomada de uma decisão”. 

Para o ano letivo 2023/2024 estão em oferta nas 17 Escolas Profissionais dos Açores 44 novos cursos profissionais de nível IV, podendo abranger um total de 860 novos formandos. 

“Trata-se da maior oferta dos últimos oito anos”, notou, para acrescentar que estes novos cursos contemplam 20 áreas profissionais, como Turismo e Lazer; Hotelaria e Restauração; Direito; Serviços de Transporte; Produção Agrícola e Animal; Indústrias Alimentares; Eletrónica e Automação; Saúde; Trabalho Social e Orientação; Desporto; ou Contabilidade e Fiscalidade. 

A Secretária Regional notou o “esforço por parte das Escolas Profissionais para adequar a sua oferta às necessidades das empresas e do tecido empresarial e aos interesses dos jovens que estão a concluir o 9.º do Ensino Básico e que decidam ingressar numa via profissionalizante de ensino que dá equivalência ao 12.º ano do Ensino Secundário e Certificação Profissional”.

Conforme adiantou, “está prevista uma redução de 50% nos cursos profissionais de nível IV nas Escolas do Ensino Geral”, diminuindo, assim, de uma forma gradual, e em linha com a legítima reivindicação das Escolas Profissionais que foi agora atendida, a expressão da lógica concorrencial, uma opção política do passado, entre Escolas Profissionais e Escolas do Ensino Geral”. 

“O Governo dos Açores está a trabalhar em franca e estreita cooperação com as Escolas Profissionais, num processo em que se procura acautelar a não sobreposição da oferta de cursos profissionais de nível IV em escolas do mesmo concelho ou de concelhos vizinhos”, garantiu. 

Maria João Carreiro desafiou os jovens, pais e encarregados de educação a confiarem nas Escolas Profissionais e numa via de ensino que tem muito para oferecer aos jovens e à economia da Região, lembrando que no inquérito aos alunos do 8.º e 9.º do Ensino Básico das Escolas do Ensino Geral, mais de 80% dos alunos que admite querer seguir um curso profissional considera estudar numa Escola Profissional”, o que constitui uma “oportunidade”.

© Governo dos Açores | Foto: SRJQPE

Partilhar