5 de Maio 2023 - Publicado há 328 dias, 21 horas e 46 minutos
Assinado auto de consignação para a construção de nova porta de embarque na Aerogare Civil das Lajes
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou hoje o auto de consignação da empreitada de construção da nova porta de embarque na Aerogare Civil das Lajes à empresa Trepa – Construção Civil, LDA., pelo valor de €104.453,54, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e com um prazo de execução de 60 dias.

“A construção de uma nova porta de embarque na Aerogare das Lajes é um projeto que adequará a infraestrutura ao aumento do fluxo de passageiros, sobretudo quando se prevê o incremento de voos durante o verão IATA de 2023”, justificou.

Portanto, indicou o governante, o “início desta empreitada vai contribuir para tornar mais fluído o escoamento de passageiros, o que configura uma melhoria na organização da sala de embarque”.

Segundo Artur Lima, quando a nova porta estiver concluída será possível o “processamento de quatro aeronaves em simultâneo”, o que trará “benefícios visíveis” ao nível da “operacionalidade daquela infraestrutura aeroportuária”, evitando “possíveis atrasos nos voos”.

Quanto a outros projetos que estão a decorrer referentes a esta aerogare, o Vice-Presidente do Governo salientou que “já foi assinado o contrato de adjudicação com a empresa Arquiangra – Arquitetura e Engenharia, LDA.” para “requalificar a cobertura da Aerogare Civil das Lajes”.

Em fase de conclusão estão também os “processos de adjudicação para a realização de estudo prévio para a empreitada de ampliação e remodelação da Aerogare”.

Artur Lima recordou, por fim, que durante o mês de abril foi lançado o concurso público que visou a aquisição de serviços de manutenção completa para esta infraestrutura, com um preço-base de 532 mil euros, tendo sido submetida uma proposta por parte da empresa Siemens Logistcs Unipessoal LDA.

No passado dia 2 de maio, lembrou ainda, foi publicado o procedimento de contratação pública para a aquisição de serviços de segurança aeroportuária para controlo de acessos e rastreio de pessoas, viaturas e bagagens, com o preço-base de 740 mil euros e cuja data-limite de apresentação de candidaturas é 28 de maio de 2023.

© Governo dos Açores | Fotos: AIC

Partilhar