18 de Abril 2023 - Publicado há 345 dias, 5 horas e 15 minutos
Governo dos Açores promove nova formação no âmbito do programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos”
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, organiza e promove uma formação intitulada por “Jogo e Motricidade na Infância” que vai ser proferida pelo professor doutor Carlos Neto na ilha Terceira, dia 11 de maio, no âmbito do programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos”.

A mesma terá lugar na Escola Básica Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, sendo a componente prática no pavilhão deste estabelecimento de ensino, das 17h00 às 18h00, e a componente teórica prevista para o auditório, das 18h15 às 21h15, num total de quatro horas. 

Trata-se de uma iniciativa enquadrada na visão da Direção Regional do Desporto no que concerne à continuidade do seu plano estratégico delineado para as camadas mais jovens, desta feita, pela primeira vez, para as crianças dos três aos cinco anos, no contexto das “Escolinhas da Motricidade”.

Esta é uma ação aberta ao público em geral, assumindo, no entanto, um papel particular e fundamental para todos os treinadores, professores licenciados e educadores de infância.

Esta formação é acreditada em 0.8 créditos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, exclusivamente para os treinadores de desporto, sendo que os outros formandos terão direito a um certificado de participação.

Todos os interessados podem efetuar a sua inscrição via online através do link Formulário de Inscrição de Formação Contínua - Direção Regional do Desporto - Portal (azores.gov.pt), também disponível nas páginas das redes sociais da Direção Regional do Desporto, até ao dia 8 de maio.

Carlos Neto é especialista em motricidade humana, área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e autor do reconhecido livro “Libertem as Crianças”.

Recorde-se que o programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos” pretende promover a estimulação motora precoce, no sentido de proporcionar ferramentas e condições para que as crianças possam desde tenra idade vivenciar e experienciar situações que lhes permitam ser mais capazes, autónomas, predispostas e desenvolvidas do ponto de vista motor e emocional.

Pretende ainda criar condições para que as crianças e jovens possam ter processos de desenvolvimento harmoniosos e consentâneos com os seus estados de maturação.

Assegurar uma população infantojuvenil competente do ponto de vista motor, social e emocional, alicerçados num conjunto vasto de experiências que vão sendo integradas de forma consistente.

Outro objetivo é a promoção de atletas com recursos motores de excelência, complementadas com vivências desportivas ricas e vastas. De igual modo pretende criar condições para o aparecimento de um número cada vez mais elevado de atletas com desempenhos desportivos de excelência, em termos nacionais e internacionais.

Este programa divide-se em seis projetos: Dos zero aos três anos – Estimulação Motora Precoce; dos três aos seis anos – Escolinhas da Motricidade; dos seis aos 10 anos – Escolinhas do Desporto; dos oito aos 18 anos – ATCEF – Atividades de Treino e Competição dos Escalões de Formação, o Alto Rendimento – TOPO e Programa AÇORES ATIVOS – pograma regional de desporto para todos.

© Governo dos Açores | Fotos: DRD

Partilhar