5 de Abril 2023 - Publicado há 387 dias, 1 horas e 57 minutos
Berta Cabral reúne-se com instituições e empresários das Flores e anuncia proposta para a obra de proteção de emergência do Porto das Lajes
location Lajes das Flores

Direção Regional da Mobilidade

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, deslocou-se à ilha das Flores para o acompanhamento da situação de abastecimento da ilha e reunir com o Conselho de Ilha, com os Presidentes das duas Câmaras Municipais, com a Associação Agrícola e com empresários de vários ramos de atividades económica.

“Era absolutamente fundamental vir às Flores e, depois de vários planeamentos e duas tentativas inviabilizadas pelas condições meteorológicas, finalmente conseguimos estar presentes para verificar as condições no terreno e falar cara a cara e ouvir as pessoas”, afirma Berta Cabral.

A Secretária Regional foi acompanhada pelo Diretor Regional da Mobilidade e pelo Diretor Regional das Obras Públicas, bem como pelo Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade, em representação da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, de modo a realizar vários pontos de situação relativamente ao apoio aos empresários, ao estado do abastecimento da ilha, às condições de operacionalidade do porto e às duas intervenções nessa infraestrutura, incluindo a proteção de emergência da nova ponte-cais e a obra definitiva do novo molhe de proteção.

“Estamos a verificar no local as condições de trabalho e estamos a ir ao encontro dos empresários para conhecer a sua situação, as suas necessidades e dotá-los de mais informação sobre os trabalhos de contratação pública e construção do porto”, esclarece a governante.

“Identificámos preocupações muito assertivas e objetivas e recolhemos contributos muito válidos, com propostas complementares, que teremos em muito boa consideração para melhorar as condições no abastecimento e na atividade económica das Flores”, sublinhou ainda.

Esta segunda-feira, terminou o prazo de apresentação de propostas para a empreitada de construção da proteção de emergência do Porto das Lajes das Flores, tendo sido apresentada uma proposta no valor de €6.138.500,00, pelo consórcio Tecnovia Açores/ Etermar/ Sacyr Somague.

Verificada a adequada instrução de todo o processo por parte do consórcio concorrente, está proposta a adjudicação da empreitada, perspetivando-se que a obra, decorrendo dentro da normalidade e de acordo com o prazo de execução em caderno de encargos, possa estar concluída no próximo mês de setembro.

“Trabalhámos em tempo recorde neste processo, recorrendo a todos os mecanismos legais e técnicos que tínhamos à nossa disposição, dada a natureza absolutamente singular e à emergência da situação”, afirma Berta Cabral.

A Secretária Regional enaltece “a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos neste processo, quer da Portos dos Açores quer da equipa da Secretaria Regional e das respetivas Direções Regionais, que compreenderam bem a necessidade imperiosa em garantir o seu sucesso e a importância que tudo isto tem para a ilha das Flores e para a Região”.

Berta Cabral relembrou, ainda, que foi constituída uma ‘task force’ com a Direção Regional da Mobilidade, a Direção Regional das Obras Públicas e a administração da Portos dos Açores para acompanhar todas as obras e procedimentos relacionados com o Porto das Lajes das Flores, anunciando, também, que “será criada uma comissão de acompanhamento operacional para toda a fase de construção”.

“Esta é a maior e mais importante obra dos últimos e dos próximos anos nos Açores, com uma relevância crítica para a subsistência de uma das nossas ilhas, e, por isso, exige uma proximidade e uma monitorização permanente e muito acutilante, na qual não facilitaremos”, finalizou.

Depois da destruição provocada pelo furacão Lorenzo, em 2019, agravada pelos efeitos da tempestade Efrain, em dezembro de 2022, toda a operação no porto das Lajes das Flores tem sido severamente condicionada pelas condições meteorológicas.

Perante a impossibilidade de abastecimento nas escalas regulares dos navios de cabotagem insular, o abastecimento da ilha tem sido assegurado pelo navio Thor B, por voos da Força Aérea Portuguesa e, desde o mês passado, pelo navio Margarethe, contratualizado para este efeito

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar