27 de Março 2023 - Publicado há 367 dias, 14 horas e 43 minutos
Os Açores foram a única região do país que apresentou uma diminuição da criminalidade geral

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores participou esta segunda-feira, no Palácio da Foz, em Lisboa, na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, onde foi analisado o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022, que será entregue à Assembleia de República.

Apesar de o ano 2022 apresentar um aumento da criminalidade geral em Portugal na ordem dos 14,1%, os Açores foram a única região do país que apresentou uma diminuição da criminalidade geral em -2,6%. Uma vez que houve uma diminuição de crimes como difamação, calúnia e injúria, burla informática, ameaça e coação, furto de veículo e condução sem habilitação legal.

Porém, a criminalidade violenta e grave registou um aumento de 12 casos, comparativamente a 2021, mas com uma diminuição nos crimes de ofensa à integridade física, extorsão e roubo na via pública, enquanto que a nível nacional registou-se um aumento em 1667 participações registadas.

O Presidente do Governo dos Açores aproveitou o momento para reconhecer e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança Pública que diariamente contribuem para a segurança dos Açores e dos açorianos, permitindo uma estabilização no sentimento de segurança em geral.

© Governo dos Açores

Partilhar