24 de Março 2023 - Publicado há 391 dias, 12 horas e 3 minutos
Sofia Ribeiro reuniu-se com Secretária de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul
location Porto Alegre

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, reuniu-se na sexta-feira, em Porto Alegre, com a Secretária de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, um encontro em que se falou do passado mas, acima de tudo, do “projetar dos Açores no presente e no futuro” no Brasil, em concreto naquele Estado.

“Este foi o mote da conversa: estabelecer uma parceria efetiva de troca de experiências e de colaboração efetiva para que possamos trazer os Açores contemporâneos a Rio Grande do Sul”, frisou Sofia Ribeiro no final do encontro.

A reunião marcou o começo de dois dias de visita oficial da governante ao Rio Grande do Sul para assinalar os 270 anos do povoamento açoriano naquele Estado brasileiro e projetar a Açorianidade para o futuro.

“Ficou delineado a forma de trabalharmos nesta troca cultural”, declarou ainda Sofia Ribeiro, que dirigiu um convite a Beatriz Araújo para uma visita oficial aos Açores.

Depois da reunião com a governante de Rio Grande do Sul, Sofia Ribeiro inaugurou, em Gravataí, cidade limítrofe de Porto Alegre – e sede da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul -, um monumento evocativo dos 270 anos do povoamento Açoriano.

Acompanhada pelo Prefeito da cidade, a governante sublinhou o “orgulho” pela inauguração, lembrando o papel que a ascendência Açoriana teve, e ainda tem, na identidade cultural e social do Rio Grande do Sul.

No Brasil, Sofia Ribeiro vai assinar protocolos para a constituição de Centros Culturais Açorianos em 10 municípios brasileiros: Alegrete, Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Gramado, Jaguarão, Porto Alegre, Santo António da Patrulha, São Gabriel, São José do Norte e Tavares.

O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, integra também a comitiva Açoriana, que conta também, a nível local, com a Presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e o Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado, Régis Marques Gomes.

© Governo dos Açores

Partilhar