24 de Março 2023 - Publicado há 454 dias, 2 horas e 52 minutos
Vice-Presidência do Governo promove lançamento da iniciativa “Rugas do Riso”
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promoveu ontem o lançamento da iniciativa “Rugas do Riso”, que tem como propósito gerar bem-estar e alegria junto da população idosa. 

O programa que começou ontem no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e no Lar D. Pedro V, irá estender-se a outros quatro lares de São Miguel.

Até 25 de março, existirão ainda atuações nos lares Luís Soares de Sousa, Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, Santa Casa da Misericórdia da Povoação e Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo.

Trata-se de um projeto, pioneiro em Portugal, que conta com artistas profissionais com formação específica para atuação em contexto clínico, coordenados por uma direção artística e um departamento de relações institucionais.

Os artistas do projeto utilizam artes circenses (palhaços), teatrais e musicais, interagindo com os idosos integrados em estruturas residenciais.

Este programa vem ao encontro aquela que é uma das prioridades do XIII Governo Regional dos Açores que passa pela dignificação de cuidados dos nossos idosos, pela promoção de um envelhecimento saudável e ativo e pelo estímulo à socialização ativa.

O programa “Rugas do Riso”, fundado pelo artista Fernando Terra, em outubro de 2012, passou a ser gerido pela Associação Cultural MELECA, em abril de 2013, sendo representada nos Açores pela Pear Scallop Entertainment, LDA.

© Governo dos Açores | Foto: VPG

Partilhar