22 de Março 2023 - Publicado há 394 dias, 2 horas e 37 minutos
Presidente do Governo assinalou Dia Mundial da Água na Lagoa das Sete Cidades
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje presente, no Dia Mundial da Água, numa iniciativa junto à Lagoa das Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada, lembrando a necessidade de, no que a este bem diz respeito, o “tratar, preservar e cuidar em reservatório”.

“Temos de cuidar e compensar períodos de mais pluviosidade ou períodos de mais seca. Também temos de trabalhar, sob o ponto de vista de ordenamento do território, a contenção dos riscos que o excesso de pluviosidade pode provocar para a segurança das populações”, considerou o governante.

Acompanhado pelo secretário do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, José Manuel Bolieiro esteve presente na apresentação do livro “Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel, Pico, Flores e Corvo – Comparação dos Resultados entre 2017 e 2020” e acompanhou uma atividade de monitorização da qualidade da água da Lagoa das Sete Cidades com jovens alunos micaelenses.

“Estive perante dois elementos essenciais da nossa vida e futuro: crianças e água. Fiz a pedagogia pela importância da água na nossa vida”, sublinhou, lembrando, por exemplo, o consumo humano e animal deste bem.

A Conferência das Nações Unidas sobre a Água, que tem lugar esta semana em Nova Iorque, visa analisar os problemas da água no mundo.

É fundamental cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 6 e garantir o acesso à água potável e ao saneamento no mundo inteiro.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar